Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1328
Tipo: TCC
Título: Para além do acesso: trajetórias ‘atípicas’ de estudantes adultos na UFPB/campus I
Autor(es): Silva, Shirleide Karla de Oliveira
Primeiro Orientador: Prestes, Emília Maria da Trindade
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a discussão sobre a Educação de Adultos no Ensino Superior com base no conceito de educação para todos ao longo da vida. O foco das análises são o acesso dos estudantes adultos na Universidade Federal da Paraíba –UFPB/Campus I, suas condições de permanência e suas motivações para a obtenção do sucesso escolar. Como recorte, estamos considerando “estudantes adultos” aqueles que ingressaram nos cursos de graduação da UFPB acima de trinta anos. Face ao exposto, almejamos como objetivo geral deste trabalho, conhecer a trajetória acadêmica dos estudantes adultos quanto ao ingresso na universidade, as condições de permanência e as motivações para a obtenção do sucesso escolar. Em específico, objetiva-se: explorar a relação entre a Educação de Adultos e o Ensino Superior; analisar a evolução quantitativa da participação dos estudantes adultos na UFPB no período de 2008 a 2013; traçar o perfil desses estudantes segundo suas características socioeconômicas e seus processos de escolarização; identificar as condições de permanência, dificuldades vivenciadas pelos estudantes adultos na universidade e, por fim, apreender as motivações para concluir o curso superior. O procedimento metodológico adotado, em função dos objetivos, foi concebido como uma pesquisa exploratória e descritiva. Para coleta e análisedos dados optou-se por uma abordagem quanti-qualitativa. Através dos dados quantitativos da pesquisa e dos relatos dos sujeitos entrevistados constatamos que, para o estudante adulto, que está em fase de conclusão de curso, o seu sucesso acadêmico é carregado de significados. Assim, o “segredo” da conclusão e do seu consequente sucesso está, portanto, na motivação desse estudante em direção ao seu objetivo. Por tudo isso, podemos dizer que a motivação do próprio estudante para superar as dificuldades, apresenta-se como um fator determinante para o seu sucesso escolar/acadêmico.
Abstract: Este trabajo tiene objeto de estudio la discusión sobre la Educación de Adultos en la Enseñanza Superior en base al concepto de educación para todos a lo largo de la vida. El foco del análisis es el acceso de los estudiantes adultos enla Universidad Federal de Paraíba –UFPB/Campus I, sus condiciones de permanencia y sus motivaciones para la obtención del éxito escolar. Como ámbito específico de análisis estamos considerando “estudiantes adultos” que ingresarán en los cursos de graduación dela UFPB por encima de los treinta años. En relación a lo expuesto, nos proponemos como objetivo general de este trabajo conocer la trayectoria académica de los estudiantes adultos en cuanto al ingreso en la universidad, las condiciones de permanencia y las motivaciones para la obtención del éxito escolar. Los objetivos específicos serían: explorar la relación entre la Educación de Adultos y la EnseñanzaSuperior; analizar la evolución cuantitativa de la participación de los estudiantes adultos en la UFPB en el periodo de 2008 a 2013; trazar el perfil de esos estudiantes según sus características socioeconómicas y sus procesos de escolarización; identificar las condiciones de permanencia, las dificultades experimentadas por los estudiantes adultos en la universidad y, finalmente, aprehender las motivaciones para concluir el curso superior. El procedimiento metodológico adoptado, en función de los objetivos, fue concebido como una investigación exploratoria y descriptiva. Para la recolección y el análisis de los datos se optó por un abordaje cuantitativo y cualitativo. A través de los datos cuantitativos de investigación y de los relatos de los sujetos entrevistados, constatamos que para el estudiante adulto, que está en fase de concluir sus cursos, su éxito académico está cargado de significados. De este modo, el “secreto” de esa conclusión y de su consecuente éxito está, por tanto, en la motivación de ese estudiante en dirección a su objetivo. En base a ello podemos afirmar que la motivación del propio estudiante, para superar las dificultades, se presenta como un factor determinante para su éxito escolar-académico.
Palavras-chave: Ensino superior
Educação de adultos
Universidade
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1328
Data do documento: 28-Set-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SKOS28092016.pdf647,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.