Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13290
Tipo: Dissertação
Título: A buscativa na rua e da rua: uma análise antropológica da rede de atendimento às crianças e adolescentes em situação de rua no município de Campina Grande/ PB
Autor(es): Pereira, Darling de Lira
Primeiro Orientador: Nascimento, Silvana de Souza
Resumo: A dissertação “A Buscativa na Rua e da Rua: uma análise antropológica dos programas de atendimento às crianças e adolescentes em situação de rua no município de Campina Grande / PB” procura averiguar o cotidiano de educadores sociais que atuam em organizações governamentais com crianças e adolescentes em “situação de rua” e analisar suas concepções e representações sobre esse público infanto-juvenil. O propósito é compreender o olhar destes atores sociais, mais especificamente, as causas que atribuem à existência desse “problema social” e, a partir daí, refletir sobre o papel da rede de atendimento neste contexto específico. Para conhecer como operam estes programas que fazem parte da rede de atendimento, foi realizado um estudo etnográfico do dia a dia desses educadores na rua e suas relações com as crianças e adolescentes que eles atendem. Considerando-se o conjunto de representações e concepções apresentadas, identificou-se o seguinte modelo figurativo desta realidade social: “crianças e adolescentes em situação de rua são vítimas e/ou delinquentes”; “são consequência da política sócio-econômica de exclusão social”; “são filhos de pais pobres e de “família desestruturadas”. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, por meio da observação participante, os educadores sociais de rua foram acompanhados de perto, e, por meio deles, buscou-se compreender, de certo modo, o universo infanto-juvenil “de rua” e “na rua”.
Abstract: The dissertation "The Buscativa Rua and Rua: an anthropological analysis of programs of care to children and adolescents living on the streets in the city of Campina Grande / PB 'tries to examine the daily lives of educators who work in government organizations with children and adolescents "homeless" and analyze their conceptions and representations of this juvenile population. The purpose is to understand the look of these social actors, more specifically, the causes they attribute to the existence of this "social problem" and, thereafter, to reflect on the role of the service network in this specific context. To learn how to operate these programs that are part of the service network, was ethnographic study of everyday life in the street these educators and their relationships with the children and adolescents they serve. Considering the set of representations and conceptions presented, we identified the following figurative model of this social reality: "Children and adolescents living on the streets are victims and / or offenders"; "are a result of socio-economic policy of social exclusion", "are the children of poor parents and" dysfunctional family ". With the intention to achieve the proposed goal, through participant observation, social educators street were closely monitored, and, through them, sought to understand, in a way, the universe of children "street" and "on the street".
Palavras-chave: Crianças e adolescente em situação de rua
Educadores sociais
Rede de atendimento
Children and adolescents in the streets
Social educators
Service network
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13290
Data do documento: 6-Set-2013
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons