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metadata.dc.type: TCC
Title: Recursos semântico-textuais na construção do humor: uma análise do gênero meme.
metadata.dc.creator: LIMA, Joyce Henrique Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferraz, Mônica Mano Trindade
metadata.dc.description.resumo: Com a chegada da internet, a comunicação humana sofreu uma grande mudança, mais ainda, com o advento das redes sociais. Em decorrência das adequações linguísticas a esses movimentos sociais e culturais, algumas formas de comunicação são esquecidas e dão lugar a outras, assim, surgem novos gêneros textuais. Nesta evolução, a sociedade assistiu à chegada dos memes, textos de cunho humorístico que são compartilhados nas redes sociais. Nos últimos oito anos, esse tipo de texto humorístico se tornou tão popular quanto as tirinhas e as charges. Não obstante sua expressiva popularidade, as pesquisas sobre os memes ainda são escassas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo observar esse gênero, analisando como a intertextualidade, a ambiguidade e a quebra de expectativas atuam na construção do humor dos memes. Para tanto, realizamos uma análise descritiva de nosso corpus, constituído de nove memes retirados do Instagram. Nosso aporte teórico conta com as contribuições de estudiosos como Marcuschi (2008), Koch (2007, 2015) e Possenti (2010). Através da análise feita, concluímos que os recursos linguísticos citados são eficazes no efeito humorístico dos memes.
Abstract: With the arrival of the internet, human communication has undergone a great change, even more, with the advent of social networks. Due to the linguistic adjustments to these social and cultural movements, some ways of communication are forgotten and give way to others, thus new textual genres arise. In this evolution, the society witnessed the arrival of memes, humorous texts that are shared in social networks. In the last eight years, this type of humorous text has become as popular as the comic strips and cartoons. Despite its expressive popularity, searches about memes are still scarce. In this way, the present work aims to observe this genre in order to analyze how the intertextuality, the ambiguity and the breaking of expectations act in the construction of the humor of the memes. To do so, we performed a descriptive analysis of our corpus, made up of nine memes taken from Instagram. Our theoretical framework includes the contributions of scholars like Marcuschi (2008), Koch (2007, 2015) and Possenti (2010). Through the analysis, we conclude that the mentioned linguistic resources are effective in the humorous effect of memes.
Keywords: Texto humorístico
Intertextualidade
Ambiguidade
Quebra de expectativas
Memes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13298
Issue Date: 26-Oct-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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