Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13321
Tipo: | TCC |
Título: | Aplicação do modelo do caixeiro-viajante de programação linear no roteamento de veículos de uma indústria gráfica |
Autor(es): | Lima, Danilo Almeida de. |
Primeiro Orientador: | Paiva, Jonas Alves de |
Resumo: | Em um cenário no qual há uma pulverização da demanda de produtos, aliada a uma necessidade de resposta rápida aos pedidos dos clientes, a atividade logística de distribuição tem se mostrado de fundamental importância, pois as empresas precisam fornecer os produtos a seus clientes de forma precisa, com baixo custo e percorrendo as menores distâncias possíveis para atender estas demandas. De acordo com o desenho deste cenário, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo matemático de pesquisa operacional especificamente para as atividades de roteamento dos veículos de distribuição para uma gráfica, e que atenda às necessidades do setor de logística relativo ao tempo e custo das entregas, visando percorrer as menores distâncias possíveis considerando-se todos os pontos de entrega. Para tanto durante o trabalho elaborou-se um modelo que posteriormente foi adaptado a um software de forma que o setor no seu trabalho, sempre promova resultados satisfatórios diante das necessidades diárias. O modelo e a ferramenta desenvolvida se mostraram eficientes após se fazer alguns testes de comparação das rotas estimadas, com as que eram definidas pelo setor de logística manualmente. O modelo matemático, desenvolvido no Excel e utilizando a biblioteca UFFLP, apresentou resultado satisfatório uma vez que retorna resultados com rotas mínimas entre os pontos de entregas que são informados com uma grande velocidade de resposta. |
Abstract: | Nowadays there is a scenario in which a spurt in demand for products is necessary, coupled with a need to respond rapidly to customer orders, distribution logistics activity has proven to be of fundamental importance as companies need to deliver products to their customers accurately, with low cost and traveling the smallest distances possible to meet these demands. According to the design of this scenario, the present work aims to develop a mathematical model of operational research specifically for the routing activities of the distribution vehicles for a graphics, and that meets the needs of the logistics sector regarding the time and cost of deliveries, in order to cover the lowest possible distances considering all points of delivery. For this purpose, during the work of developing a model, it was elaborated a model that later was adapted to a software so that the sector in its work, always promotes satisfactory results before the daily necessities. The model and tool developed were efficient after some tests of comparison of the estimated routes, with those that were defined by the logistics sector manually. The mathematical model, developed in Excel and using the UFFLP library, presented a satisfactory result since it returns results with minimum routes between the points of deliveries that are informed with a great speed of response. |
Palavras-chave: | Pesquisa Operacional Roteamento de veículos. Logística |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO MECÂNICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia de Produção Mecânica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13321 |
Data do documento: | 7-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia de Produção Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAL09112018.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.