Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13388
metadata.dc.type: TCC
Title: A contribuição da EJA para o fortalecimento da cidadania dos seus sujeitos
metadata.dc.creator: Silva, Gleydson Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Moreira, Orlandil de Lima
metadata.dc.description.resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vêm ao longo dos anos conquistando cada vez mais espaço no cenário educacional brasileiro, tendo em vista que a EJA nasce como uma política pública assistencialista. Consideramos a EJA o meio pelo qual os indivíduos possam desenvolver práticas cidadãs que possam fazer do sujeito um agente de transformação social, exercitando, desta forma, sua plena cidadania. Através deste pensamento, nos despertou uma necessidade de investigar e refletir sobre as práticas pedagógicas em EJA, e se essas práticas estão contribuindo para o fortalecimento da cidadania dos sujeitos atendidos por essa modalidade de ensino. Utilizamos como local de pesquisa a Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado, buscando identificar nas práticas pedagógicas dos professores, elementos que possam contribuir para o fortalecimento da cidadania dos alunos. Realizamos a observação participante, onde tivemos contato direto com os atores da pesquisa (alunos e professores), em seguida elaboramos um questionário semiestruturado, para a obtenção de informações que poderiam embasar ainda mais nosso estudo, à luz da teoria de Paulo Freire, dentre outros autores que discutem EJA e cidadania. Os resultados alcançados com esta pesquisa nos revelam que a prática pedagógica dos professores observados está conseguindo implementar práticas cidadãs, as quais podem ajudar os educandos no processo de fortalecimento de sua cidadania, porém, este processo pode se tornar embaraçoso quando o/a professor/a dispensa um tratamento infantilizado aos seus alunos, tratando-os como “crianças crescidas”, como foi percebido nas práticas observadas de uma professora da escola. Consideramos que, este trabalho de pesquisa contribuirá para que o educador que atua nas classes de EJA possa refletir sobre sua prática pedagógica, visando à superação da situação de excluído em que se encontram seus alunos, e assim ajudá-los no exercício da plena cidadania.
Abstract: The Education for Adults and Young People (EJA) has over the years conquered more and more space in Brazilian educational scenario, in terms of the EJA is born as a public welfarist policy. We consider the EJA, as a means by which the individuals can develop civic activities which can make the subject an agent of social trasnformation, exercising, in this way, its full citizenship. Through this thought, it has awakened us a necessity of investigating and reflecting about the educational practices in EJA, and if these practices are contributing to the strengthening of the citizenship of the subjects assisted by this modality of teaching. We used as object of research the “Municipal School Antônia do Socorro Silva Machado”, seeking to identify in the educational practices of the teachers, aspects which may help the students in the strenghtening of the citizenship. We did the participant observation, where we had a direct contact with the actors of the research (students and teachers), then, we prepared a semistructured questionnaire, in order to obtain datas which could support even more our research in the light of Paulo Freire, among others authors who discuss EJA and citizenship. The results achieved with this research has shown us which the educational practice of the teachers observed is able to implement civic activities, which can help the students in the process of the strenghtening of their citizenship. However, this process can become embarassing when the teacher gives an infantilized treatment to their students, treating them as “grown up children”, as it was perceived in the practice of a school ́s teacher. We consider this research will contribute to the educators who work on classes of EJA, can reflect on their educational practice, aiming the overcoming the excluding situation which the students are, and as well helping them in the full exercise of their citizenship.
Keywords: Educação do campo
Educação de jovens e adultos
Práticas pedagógicas
Cidadania
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13388
Issue Date: 15-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GPS20022017.pdf587,72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons