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metadata.dc.type: Tese
Title: Alfabetização ecológica, inteligência naturalista e dialogicidade/ conscientização freireana: interconexões com a formação continuada de professores em Educação Ambiental
metadata.dc.creator: Cavalcante, Cristhiane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Abílio, Francisco José Pegado
metadata.dc.description.resumo: A partir da importância da alfabetização ecológica, proposta por Fritjof Capra, podemos observar uma contribuição para as discussões no panorama da Educação Ambiental. A problemática em questão, que origina a temática desta tese, resulta em um entrave no âmbito da educação relacionada à fragmentação dos saberes, mas que vai além disso, o desligamento do ser humano com a natureza, sendo necessária uma proposta de alfabetização ecológica dos professores atuantes na educação básica em termos relativos à ecologia. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo geral investigar como a alfabetização ecológica associada à inteligência naturalista pode fornecer fundamentos teórico-metodológicos para os processos de ensino-aprendizagem voltados à formação continuada crítico-reflexiva de professores em Educação Ambiental, a partir de uma discussão da teoria da dialogicidade/conscientização freireana. Nesse sentido, a tese se justifica pela importância de percepção dos docentes da necessidade da Educação Ambiental trabalhada em caráter contínuo através de uma conexão interligando os saberes, sendo portanto, pertinente a formação de professores comprometidos com a prática de um professor alfabetizado ecologicamente. A pesquisa foi subsidiada a partir do arcabouço teórico dos autores: Capra, Gardner e Freire. Tendo em vista essa problemática, o campo de pesquisa foi uma escola pública do município de Cabedelo, na Paraíba, com a participação de doze docentes da educação básica, como sujeitos participantes da formação continuada em Educação Ambiental. A abordagem da pesquisa foi de cunho participante tipo natural, baseada em técnicas de análise de dados da teoria fundamentada, nas quais, através da observação no decorrer de encontros mensais ao longo de um ano e meio, os docentes foram convidados a participar da pesquisa em suas três etapas: apresentação, formação continuada e grupo focal, todas estas desenvolvidas dentro da escola dos professores envolvidos. Após realizadas tais etapas, os dados da pesquisa coletados foram analisados através da teoria fundamentada, formulando categorias de entendimento das questões da tese proposta. A partir dos resultados, foi comprovada que a formação continuada dos docentes, considerando a Alfabetização Ecológica, possibilitou a reflexão da importância de práticas contínuas de Educação Ambiental dentro da escola, considerando uma gama de saberes que antes eram negligenciados e trabalhados de forma isolada. Com relação aos resultados, podemos ainda salientar que os docentes puderam compreender que a Educação Ambiental se configura no contexto da dialogicidade e conscientização e seu desenvolvimento dentro da escola deve considerar aspectos como a inteligência naturalista e emocional, para fornecer a sensibilidade para com o meio ambiente, uma vez que a valorização do ser humano e do planeta é indispensável para a toda e qualquer prática seja esta educativa ou planetária.
Abstract: The choice of ecological literacy proposed by Fritjof Capra was elaborated in order to subsidize the panorama of Environmental Education. The problematic in the issue that must be the thematic one, results in an obstacle of the human related with fragmentation of the knownes, but that will beyond there, the disconnection of human human hand in basic education in terms developed by the ecology. Thus, an investigator of nature as an ecological literacy associated with a natural intelligence can provide the theoretical-methodological results for the teaching-learning processes aimed at the continuous-reflective formation of teachers in Environmental Education, starting from a discussion of the theory of dialogicity/Freirian consciousness. In this sense, this law is justified by the teachers' perception of environmental education, so it is pertinent to train teachers committed to the practice of an ecologically literate teacher. A research was subsidized by the theoretical framework of the authors: Capra, Gardner and Freire. To have a visit to the problem in the issue of the Cabedelo in Paraíba, the field of research was a public community in environmental education. The research paper was made in a natural way based on long-term data analysis data: presentation, continuous training and focus group, all instances within the school of the teachers involved. The construction measures were applied through the grounded theory, formulating categories of questions of the proposed questions. From the results obtained, it is possible that the continuing education of teachers may have been considered as a source of reflection on the importance of education practices as part of a series of knowledges that have already been neglected and involved in isolation. With the results, the results were obtained and the concepts that could be implemented were defined as a natural and emotional context, to provide a sensitivity to the environment, since the valuation of the human being and of the planet is indispensable for all life and any other is either educational or planetary.
A partir de la importancia de la alfabetización ecológica propuesta por Fritjof Capra podemos observar una contribución a las discusiones en el panorama de la Educación Ambiental. La problemática en cuestión que origina la temática de esta tesis, resulta en un obstáculo en el ámbito de la educación relacionada con la fragmentación de los saberes, pero que va más allá, el desligamiento del ser humano con la naturaleza, siendo necesaria una propuesta de alfabetización ecológica de los profesores actuantes en la educación básica en términos relativos a la ecología. Así la presente investigación tuvo por objetivo general investigar cómo la alfabetización ecológica asociada a la inteligencia naturalista puede proporcionar fundamentos teóricos-metodológicos para los procesos de enseñanza-aprendizaje dirigidos a la formación continuada crítica-reflexiva de profesores en Educación Ambiental, a partir de una discusión de la teoría de la dialogicidad / concientización freiriana. En este sentido, la tesis se justifica por la importancia de percepción de los docentes de la necesidad de la Educación Ambiental trabajada en carácter continuo a través de una conexión interconectando los saberes, siendo por lo tanto pertinente la formación de profesores comprometidos con la práctica de un profesor alfabetizado ecológicamente. La investigación fue subsidiada a partir del marco teórico de los autores: Capra, Gardner y Freire. En este sentido, el campo de investigación fue una escuela pública del municipio de Cabedelo en Paraíba, con la participación de doce docentes de la educación básica, como sujetos participantes de la formación continuada en Educación Ambiental. El enfoque de la investigación fue de cuño participante tipo natural basado en técnicas de análisis de datos de la teoría fundamentada, en el cual a través de la observación en el transcurso de encuentros mensuales a lo largo de un año y medio los docentes fueron invitados a participar de la investigación en sus tres etapas: presentación, formación continuada y grupo focal, todas ellas desarrolladas dentro de la escuela de los profesores involucrados. Después de realizadas tales etapas los datos de la investigación recolectados fueron analizados a través de la teoría fundamentada, formulando categorías de entendimiento de las cuestiones de la tesis propuesta. A partir de los resultados se comprobó que la formación continuada de los docentes considerando la Alfabetización Ecológica posibilitó la reflexión de la importancia de prácticas continuas de Educación Ambiental dentro de la escuela considerando una gama de saberes que antes eran descuidados y trabajados de forma aislada. Con respecto a los resultados podemos subrayar que los docentes pudieron comprender que la Educación Ambiental se configura en el contexto de la dialogicidad y concientización y su desarrollo dentro de la escuela debe considerar aspectos como la inteligencia naturalista y emocional para proporcionar la sensibilidad hacia el medio ambiente, una vez que la valorización del ser humano y del planeta es indispensable para toda práctica sea esta educativa o planetaria.
Keywords: Alfabetização ecológica
Inteligência naturalista
Dialogicidade
Educação ambiental
Formação continuada
Ecological literacy
Naturalistic intelligence
Dialogicity
Environmental education
Continuing education
Alfabetización ecológica
Inteligencia naturalista
Dialogicidad
Educación ambiental
Formación continua
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13412
Issue Date: 26-May-2018
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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