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metadata.dc.type: TCC
Title: Processo de rotina de acompanhamento dos projetos capex em um hospital particular da Paraíba
metadata.dc.creator: Cavalcante, Natália Gomes Lúcio
metadata.dc.contributor.advisor1: Bessa, Lígia de Oliveira Franzosi
metadata.dc.description.resumo: O Com a competitividade vivida pelas instituições aliada a um cliente mais crítico e exigente, a conjuntura atual do mercado não permite mais que as empresas considerem a qualidade como sendo um diferencial, portanto a busca pela excelência está sempre ocorrendo nas instituições. No setor hospitalar não é diferente e essa busca por excelência é refletida também em investimento na estrutura, modernização e adequação do ambiente. Esses investimentos recebem o nome de Capex (Capital Expenditure, Bens de Capital) e representam um grande montante de recursos financeiro da empresa. É de consenso que as decisões gerenciais, principalmente aquelas que envolvem recursos financeiros, devem ter embasamento em fatos e dados confiáveis e também que apenas com a padronização do trabalho é possível controlar as falhas e minimizar a variação dos processos, este trabalho toca essa questão ao elaborar o processo de rotina de acompanhamento do Capex em um Hospital particular justificando que a soma do montante do valor sobre investimentos representam uma parcela significativa de saída de caixa e o fato da saúde financeira ser fator essencial para vida da organização. A pesquisa é classificada quanto aos fins como aplicada, pois tem como intenção a resolução de problemas reais, tem abordagem qualitativa e em se tratando de seus objetivos é descritiva e exploratória. Em relação aos procedimentos este trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa está estruturada no ciclo do PDCA onde suas etapas específicas se encaixam dentro das fases de planejamento, execução, verificação e ação. Durante o planejamento identificou-se as necessidades dos clientes, alinhamento de expectativas e foram traçadas as metas de melhoria. Durante a execução foi mapeado o processo atual e identificado um processo estruturado pelo setor de Qualidade, o qual não tinha adesão pelos funcionários agentes do processo. Criou-se um novo processo, o "processo ideal" o qual foi implementado e divulgado. Prosseguindo-se no ciclo PDCA desta implementação no processo de acompanhamento do Capex na empresa constatou-se que o novo processo foi amplamente aderido, suprindo as necessidades dos clientes e então na fase de ação fez-se a padronização do processo para a manutenção do bom desempenho das atividades.
Abstract: T The competitiveness around the enterprises plus a more critical and demanding customer, the current market environment no longer allows companies to consider quality as a differential, so the search for excellence is always taking place in enterprises. There is no difference about the hospital area and this quest for excellence is also reflected in investment in the structure, modernization and adaptation. These investments are called Capex (Capital Expenditure) and represent a large amount of the company's financial resources. It is a consensus that management decisions, especially those involving financial resources, should be based on reliable facts and data and also that only with the standardization of work can it be possible to control failures and minimize process variation. This work has the aim to elaborate the routine process of monitoring the Capex in a private Hospital in the face of the justification that the sum of the value of investments represents a significant portion of cash outflow and the fact that financial health is an essential factor for the life of the organization. The research is classified in terms of the purposes as applied, since it intends to solve real problems, has a qualitative approach and is descriptive and exploratory. Regarding the procedures, this work made use of bibliographic research and case study. The research is structured in the PDCA cycle where its specific steps fit into the planning, execution, verification, and action phases. During planning, customer needs were identified, expectations aligned, and improvement goals were set. During the execution, the current process was mapped, and a process structured by the Quality sector was identified, which did not have adhesion by the employees‟ process agents. A new process was also created, the "ideal process" which was implemented and disseminated. After that, it was verified the results that this implementation brought to the process of monitoring the Capex in the company and it was verified that the new process was widely adhered, supplying the needs of the clients and then in the phase of action was made the standardization of the process for the maintenance of the good performance of the activities.
Keywords: Mapeamento de Processo
PDCA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Engenharia de Produção
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13422
Issue Date: 13-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção

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