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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13532
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos do treinamento autógeno na atividade cerebral e sobre a ansiedade em indivíduos com altos níveis ansiogênicos
Autor(es): Santos, José Anderson Galdino
Primeiro Orientador: Galdino, Melyssa Kellyane Cavalcanti
Primeiro Coorientador: Barbosa, Flávio Freitas
Resumo: A ansiedade possui um papel importante para a espécie, sua presença é necessária para a sobrevivência do indivíduo, assumindo o papel de defesa e preservação, porém em níveis elevados acarreta déficits cognitivos e sociais para aqueles que a experenciam. A emergência de técnicas meditativas e relaxamentos surgem como possibilidades terapêuticas para redução dos níveis de ansiedade. Entre as mais diversas técnicas, o Treinamento Autógeno (TA) de Schultz, surge como modalidade prática, versátil e de baixo custo para redução da ansiedade e promoção de um estado de bem estar. Sua aplicabilidade para qualquer indivíduo a torna uma prática conhecida. O primeiro estudo de natureza teórica teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de estudos nos últimos que abordem a aplicabilidade da técnica para redução da ansiedade. O segundo estudo de caráter empírico, possuiu como objetivo verificar o efeito da intervenção em indivíduos ansiosos, observando mudanças percebidas por uma escala de ansiedade e a atividade eletrofisiológica por meio do EEG. Foi observada uma literatura que aponta para eficácia da técnica para redução dos níveis de ansiedade e os dados do estudo empírico notaram mudanças nos escores de ansiedade, reduzindo seus níveis percebidos e a análise da atividade eletrofisiológica observou a ativação de áreas implicadas em processos emocionais e atencionais presentes em práticas meditativas. Os resultados do estudo empírico sugerem que os indivíduos submetidos ao TA apresentaram redução significativa dos escores na escala de ansiedade e apresentaram ativação de especificas regiões cerebrais. Conclui-se que o TA consiste de uma técnica que pode ser indicada para proporcionar redução dos níveis ansiedade.
Abstract: Anxiety has an important role for the species, its presence is necessary for the survival of the individual, assuming the role of defense and preservation, but at high levels causes cognitive and social deficits for those who experience it. The emergence of meditative techniques and relaxation appear as therapeutic possibilities for reducing anxiety levels. Among the most diverse techniques, Schultz's Autogenic Training (TA) emerges as a practical, versatile and inexpensive modality to reduce anxiety and promote a state of well-being. Its applicability to any individual makes it a known practice. The first theoretical study had as objective to carry out a bibliographic survey of studies in the last ones that approach the applicability of the technique for reduction of anxiety The second empirical study, had as objective to verify the effect of the intervention in anxious individuals, observing changes perceived by an anxiety scale and electrophysiological activity through the EEG. Observed a literature that points to the effectiveness of the technique for reduction of anxiety levels and the data of the empirical study noticed changes in the anxiety scores, reducing their perceived levels and the analysis of the electrophysiological activity observed the activation of areas implicated in emotional and attentional processes present in meditative practices. The results of the empirical study suggest that the individuals submitted to the TA presented a significant reduction of the scores on the anxiety scale and presented activation of specific brain regions. It is concluded that TA consists of a technique that may be indicated to provide reduction of anxiety levels.
Palavras-chave: Treinamento autógeno
Ansiedade
EEG
Meditação
Autogenic training
Anxiety
Meditation
Psicologia
Neurociência cognitiva e comportamental
Treinamento autógeno
Meditação - técnica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13532
Data do documento: 26-Jun-2018
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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