Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1354
Tipo: TCC
Título: Ensinando integradamente aritmética, geometria e álgebra: propostas de atividades para a matemática do ensino fundamental
Autor(es): Sousa, José Romenelli de
Primeiro Orientador: Assis, Cibelle de Fátima Castro de.
Resumo: Este trabalho apresenta a Matemática do ponto de vista da integração da Matemática. Tem como objetivo geral elaborar Sequências Didáticas compostas por atividades que integrem a Aritmética, a Geometria e a Álgebra para a Matemática do Ensino Fundamental. É uma pesquisa de caráter exploratório, quanto aos objetivos, e bibliográfica quanto a coleta de dados. Dessa forma foram elaboradas três Sequências Didáticas envolvendo a Aritmética, a Álgebra e a Geometria onde revelou-se a possibilidade e a importância de ensiná-las conjuntamente para a compreensão da Matemática na Educação Básica.
Abstract: This paper presents mathematics from the point of view of integration of mathematics. Has the general objective to elaborate Teaching Sequences consist of activities that integrate Arithmetic, Geometry and Algebra Mathematics for the Elementary School. It is an exploratory research, the aims, and as bibliographic data collection. Thus were prepared three Teaching Sequences involving Arithmetic, Algebra and Geometry which proved the possibility and the importance of teaching them together in understanding of mathematics in basic education.
Palavras-chave: Equações diferenciais ordinárias
Modelagem matemática
Resolução de problemas matemáticos
Ordinary differential equations
Mathematical modeling
Mathematical problem solving
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1354
Data do documento: 3-Out-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRS03102016.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.