Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13603
Tipo: TCC
Título: Lendo em casa, pelo computador e em celulares: Práticas de leitura dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões
Autor(es): Silva, Fabrícia Arruda Messias da
Primeiro Orientador: Paiva, Eliane Bezerra
Resumo: Relata que a leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento, exercendo sobre o indivíduo o poder de expandir seus horizontes. Mostra a importância da biblioteca escolar para incentivar e desenvolver na criança o gosto pela leitura, com um acervo diversificado, e com a presença do bibliotecário para desenvolver junto com a escola projetos de incentivo à leitura. Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é analisar as práticas de leitura dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões A pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, sendo de abordagem quali-quantitativa. Inclui uma pesquisa bibliográfica para compor a revisão da literatura e uma pesquisa de campo, utilizando-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apontam o perfil dos alunos estudados, suas práticas de leitura e o uso que fazem da biblioteca. A maioria dos alunos relata que lê todos os dias. Lêem porque gostam. Suas preferências de leitura são os livros e gibis e o gênero poesia. Gostam de ler em casa, pelo computador e pelo celular, além de pelo tablet. Percebem que a leitura significa aprendizagem e imaginação. Frequentam a biblioteca diariamente, embora a maioria não utiliza o serviço de empréstimo.Usam a biblioteca da escola para estudar e/ou realizar trabalhos escolares e ler ou consultar livros. Desejam que a biblioteca possua computadores e tivesse um espaço mais amplo.Conclui-se que, tanto a falta de investimentos na biblioteca, quanto a falta de projetos de incentivo à leitura dificultam as práticas de leitura dos alunos(as) estudados nesta pesquisa.
Abstract: He reports that reading is an essential task for the construction of knowledge, exerting on the individual the power to expand his horizons. It shows the importance of the school library to encourage and develop in the child the taste for reading, with a diversified collection, and with the presence of the librarian to develop projects with the school to encourage reading. It is a research whose objective is to analyze the reading practices of students of the 5th year of Luiz Vaz Municipal School of Camões The research is exploratory and descriptive, being a qualitative-quantitative approach. It includes a bibliographical research to compose the literature review and a field research, using a questionnaire with open and closed questions. The results show the profile of the students studied, their reading practices and their use of the library. Most students report that they read every day. They read why they like it. His reading preferences are books and comics and the genre of poetry. They enjoy reading at home, on the computer and on the cell phone, as well as on the tablet. Realize that reading means learning and imagination. They attend the library daily, although most do not use the loan service. They use the school library to study and / or perform school work and read or consult books. They want the library to have computers and have a wider space. It is concluded that both the lack of investments in the library and the lack of projects to encourage reading make difficult the reading practices of the students studied in this research.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Leitura
Práticas de leitura
Bibliotecário
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13603
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.