Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13606
metadata.dc.type: TCC
Title: A Percepção dos Alunos Sobre o Interesse Pela Leitura
metadata.dc.creator: Barros , Francisca Silvania
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento , Genoveva Batista
metadata.dc.description.resumo: Objetiva analisar o interesse pela leitura dos alunos do 9º ano do turno manhã da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor Horácio de Almeida na cidade de João Pessoa – PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva e tem como abordagens a análise quantitativa e qualitativa. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados o questionário. A amostra constitui-se de trinta e cinco alunos. Os resultados apontam que os alunos são em maioria do sexo feminino dentro da faixa etária entre os 14 e 16 anos. A escola não possui um acervo que desperte o interesse dos alunos pela leitura, como também não existem campanhas de incentivo à leitura que poderia mudar a realidade de alunos leitores da escola. Conclui-se que os alunos reconhecem que através da leitura é possível mudar a realidade em que vivem e que a leitura se dá principalmente devido as atividades passadas pelos professores. Recomenda-se contratar um bibliotecário, no qual seria possível a reorganização deste espaço, tornando-o mais agradável e convidativo, adquirir novos livros com temática de diversos gêneros e realizar campanhas de incentivo juntamente com os professores e bibliotecário.
Abstract: It aims to analyze the interest in reading of students in 9th grade of morning shift of the State School of Elementary and Secondary Education Writer Horace de Almeida in the city of João Pessoa - PB. This is a descriptive and its approaches to quantitative and qualitative analysis. It was used as a tool for data collection questionnaire. The sample consists of thirty-five students. The results show that students are mostly females in the age group between 14 and 16 years. The school does not have a collection to arouse students' interest in reading, but also no incentive to reading campaigns that could change the reality of readers school students. It is concluded that students recognize that through reading can change the reality in which they live and that reading is mainly due to activities by past teachers. It is recommended to hire a librarian, in which the reorganization of space would be possible, making it more pleasant and inviting, acquire new books with themes of different genres and perform incentive campaigns with teachers and librarian.
Keywords: Biblioteca
Leitura
Interesse
Aluno
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13606
Issue Date: 20-Jun-2016
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf1,4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.