Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13610
metadata.dc.type: TCC
Title: Tendências da abordagem sobre gestão da informação e do conhecimento nos currículos dos cursos de biblioteconomia
metadata.dc.creator: Padilha Neto, José Domingos
metadata.dc.contributor.advisor1: Duarte , Emeide Nóbrega
metadata.dc.description.resumo: Discute a formação do bibliotecário voltada à Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento para benefício social, por meio da análise das tendências das abordagens de disciplinas de Gestão da Informação e do Conhecimento nos currículos dos Cursos de Biblioteconomia. Apresenta como proposta, a adoção da Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento nos currículos de Biblioteconomia, como aliadas ao conhecimento essencial para formação de profissionais conscientes de sua própria ação. Objetiva apresentar as tendências nas abordagens da Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento nos currículos dos Cursos de Biblioteconomia. Caracteriza-se como pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa e um estudo do tipo documental realizado no ambiente da web. Descobre as Instituições de Ensino Superior brasileiras que ofertam o curso de Biblioteconomia, bem como as disciplinas que abordam conteúdos de Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Gestão da Informação e do Conhecimento. Aponta para a abordagem da Gestão da Informação e do Conhecimento de forma integrada como tendência nos currículos do curso de Biblioteconomia. Percebe-se que, mesmo a área da Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento tendo evoluído no Brasil, ainda há uma carência da oferta destas disciplinas para a formação do profissional bibliotecário.
Abstract: Discuss the librarian’s academic education turned to Information Management and Knowledge Managment for social benefits through trend analysis of information and knowledge management approaches in curriculum of Library Science course. Presents as proposal, the adoption of Information Management and Knowledge Management in Library Science curriculum, as allies to the essential knowledge for academic education of concious professional of your own action. Objective to analyze the trends of Information and Knowledge Management approaches in the curriculum of Library Science courses. Is characterized as quantitative and qualitative research and documentary study performed in web evironment. Discovers the brasilian Higher Education Institutions that offer the Library Science course, as well as the disciplines that approach contentes of Information Management, Knowledge Management and Information and Knowledge Management. Points to trends in the Information and Knowledge Management approaches in a integrated way. Generally, is perceived that, even the area of Information Management and Knowledge Management having evolved in Brazil, there is still a lack of supply of these disciplines to the academic education of the librarian professional.
Keywords: Gestão da informação e do conhecimento
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Biblioteconomia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13610
Issue Date: 13-Jun-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.