Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13641
Tipo: TCC
Título: Reconfigurando a lógica do saber: uma nova perspectiva do ensino religioso
Autor(es): Silva, Anderson Brasil da
Primeiro Orientador: Lima, Danielle Ventura Bandeira de
Resumo: Muito se fala em retirar das escolas o ensino religioso. E como justificativa alegam que a escola não é lugar de religião. Mas, de qual religião?!... Para uns a religião pode estar presente em um objeto, um ícone; enquanto que para outros, representa a ausência desse símbolo. Abrir uma discussão sobre o que é religião se torna tão complexo quanto investigar a sua ausência. Até mesmo porque os elementos que a compõe tanto são de aspectos materiais quanto imateriais. E no campo do imaterial, temos o transcendente. Dessa forma, o ensino religioso estuda o transcendente, e as diversas formas como ele se manifesta na história, buscando compreender o fenômeno religioso em seus aspectos filosóficos, sociológicos, históricos, psicológicos, etc. Assim consta nos PCNER (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso) mais recentes. Essa pesquisa investiga as leis e diretrizes que validam e normatizam o ensino religioso nas escolas públicas, verifica a influência da Igreja Católica nesse campo, e analisa o papel dos cientistas das religiões como o profissional mais bem capacitado a assumir tal tarefa. Tudo isso para encontrar formas de superação do caráter confessional desta modalidade de ensino. Acreditando que só assim é possível vencer a intolerância que ainda é tema frequente não apenas nos noticiários, mas na vida cotidiana de muitos brasileiros. Sendo assim, a partir da análise de documentos oficiais, assim como de trabalhos de outros autores que pesquisaram o tema, se tornou possível alcançar os objetivos almejados por essa pesquisa. Tendo por resultado que o ensino religioso no Brasil ainda carrega uma vasta herança da religião católica, o que lhe dá um caráter confessional. Isso se deve a permanente articulação, junto ao Estado, da Igreja Católica ao longo de nossa história.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ensino religioso
Educação
Igreja - estado
Religião
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13641
Data do documento: 13-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABS27072018.pdf547,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons