Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13647
Tipo: | TCC |
Título: | Exercitando à tolerância como ferramenta de respeito à diversidade religiosa na comunidade escolar |
Autor(es): | Freire Sobrinho, José |
Primeiro Orientador: | Moraes, Suelma de Souza |
Resumo: | Este Trabalho tem por finalidade demonstrar a importância da disciplina de Ensino Religioso na construção da cidadania e na superação da intolerância religiosa na comunidade escolar. Considerando que os conteúdos relacionados à disciplina abordam alguns aspectos relevantes aos Direitos Humanos e da convivência entre as pessoas resultado do convívio na sala de aula que vem a ser um espaço propício para o desenvolvimento do pensar crítico e formação humana abordando também aspectos da pluralidade cultural, segundo Araújo (1988), Fonaper (1997) e Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), sem dispensar outros elementos sociais no entorno da escola que sofrem sua influência de maneira extensiva pelo aprendizado do educando e do uso de meios tecnológicos. Desta feita o trabalho apresenta os instrumentos didáticos pedagógicos capazes de despertar no educando e na comunidade escolar envolvida pelo mesmo o respeito e aprendizado acercar do conviver com o diferente e com sua religião, propiciando assim, efetivar por meio das atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2017 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daura Santiago Rangel, a exemplo de produção de textos, debates e trabalhos de pesquisas extraclasse, e principalmente, o uso do blog, como afirma Seabra (2010), produzir e expandir os resultados do conhecimento realizados por meio do “mural eletrônico” (Templo de Clio (História) educfreirehistoria.blogspot.com/) da Gincana Cultural e Fórum Cultural, às ações de produção intelectual dos educandos com o envolvimento da comunidade escolar como meios de superação da intolerância religiosa. |
Abstract: | This Work aims to demonstrate the importance of religious education in the construction of citizenship and in overcoming religious intolerance in the school community. Whereas the content related to the discipline approach some aspects relevant to human rights and coexistence among people result of conviviality in a classroom that is a space conducive to the development of critical thinking and human formation covering also aspects of cultural plurality, according to Araújo (1988), Fonaper (1997) and national curriculum Parameters (1998), without dispensing other social elements surrounding the school suffering extensive way influence your for learning from the learner and the use of technological means. This time the work presents the educational pedagogical instruments able to awaken in the learner and the school community involved by the same respect and learning near the live with the different and with your religion, thus, effect by among the activities carried out during the school year of 2017 on State School of primary and secondary school Santiago Rangel, Daura of text production, debates and research work after, especially, the use of the blog, as stated by Samuel ( 2010), produce and expand the results of knowledge realized through the "electronic wall" (Temple of Clio (history) educfreirehistoria.blogspot.com/) of Cultural and Fun Cultural Forum, to actions of intellectual production of the students with the school community involvement as a means of overcoming religious intolerance. |
Palavras-chave: | Intolerância religiosa Educação Comunidade escola Ensino religioso |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13647 |
Data do documento: | 30-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JFS20082018.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons