Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1368
metadata.dc.type: TCC
Title: Faça uma feira de mercado com 100 reais: aplicações de conceitos da matemática na economia doméstica – uma proposta para a EJA
metadata.dc.creator: Farias, Allan Trajano.
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Cibelle de Fátima Castro de.
metadata.dc.description.resumo: Este projeto tem como objetivo apresentar uma Sequência Didática voltada para a Educação de Jovens e Adultos a partir da atividade “Faça uma feira de mercado com 100 reais”. A Sequência Didática foi construída a partir de considerações feitas sobre análise dos resultados da aplicação da versão preliminar do projeto a partir do qual foi construída uma nova sequência considerando aspectos teóricos da matemática e aspectos da economia doméstica. Este estudo caracteriza-se metodologicamente, quanto aos objetivos da pesquisa, como Exploratória, e quanto à coleta de dados, do tipo pesquisa ação. Assim de forma consecutiva foi apresentado o projeto “Faça uma feira de mercado com 100 reais” identificando contribuições e falhas da proposta. Em seguida, buscamos referencial teórico que orientasse essa reformulação relacionando-o com aspectos teóricos da matemática e discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos. Consultamos livros didáticos utilizados na EJA, os PCN de matemática e a LDB. Finalizamos com a reelaboração e apresentação da Sequência. Ao fim, nossa conclusão foi que os objetivos foram alcançados, pois consideramos este trabalho como um referencial para o ensino de matemática no Ensino Fundamental da EJA.
Abstract: This project aims to present a Didactic Sequence facing the Education of Youth and Adults from the activity "Make a fair market with 100 dollars." The Didactic Sequence was constructed from considerations on analyzing the results of the application of the preliminary version of the project from which we constructed a new sequence considering aspects of mathematics and theoretical aspects of the domestic economy. This study is characterized methodologically, about the objectives, as Exploratory, and about the data collection, the type is action research. We identified contributions and failures of the proposal. Then, we seek theoretical framework to orient this reformulation relating it to theoretical aspects of mathematics and discussions on the Education of Youth and Adults. Consult textbooks used in EJA, PCN of math and LDB. We finish with the presentation of reworking and Sequence. At the end, our conclusion was that the objectives were achieved, because we consider this work as a framework for teaching basic math in the EJA.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Economia doméstica
Youth and adult education
Domestic economy
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1368
Issue Date: 4-Oct-2016
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATF04102016.pdf3,61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.