Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1369
Tipo: TCC
Título: Utilizando o Software Geogebra no ensino de Retas no Ensino Médio
Autor(es): Silva, Ramon Felipe Neves da.
Primeiro Orientador: Souza, José Fabrício Lima de.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar-se a reação do alunato em relação a utilização do software Geogebra no ensino de retas paralelas, concorrentes e perpendiculares. Aceitação e/ou rejeição do software pelos discentes, levando-se em consideração que os mesmos são os principais interessados no processo de ensino aprendizagem qualitativo. Historicamente o processo educacional vem sofrendo modificações, evoluindo e se aperfeiçoando ao decorrer dos tempos buscando a melhor maneira para se ensinar e se aprender especificamente a Matemática no que se refere à Geometria. Adotamos como principais teóricos Rocha (2008), Piaget (1982), Varela (1994) e Silveira (1996). Os docentes labutam diuturnamente para proporcionar a seus discentes o melhor ambiente possível de aprendizagem. Baseando-se nisto, o presente trabalho tem como foco demonstrar a alunos e professores as vantagens em se ensinar os conceitos de retas utilizando o software Geogebra, assim como elaborar e aplicar um Projeto de Ação/intervenção na sala de aula com o assunto supracitado em aplicação com o Geogebra. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “José do Patrocínio”, na cidade de João Pessoa – PB. Os participantes da intervenção foram alunos do 3º ano da escola mencionada. Após a intervenção observamos que a utilização de maneira pratica e flexível proporcionado pelo Geogebra na aplicação de conteúdos Geometricos em particular o aqui citado auxilia o docente de maneira qualificativa e satisfatória.
Abstract: This work had like objective to examine whether the alunato’s reaction to the use of Geogebra software in teaching of parallel lines, competitors and perpendiculars. Acceptance and/or rejection of the software by the students, taking into consideration that they are the main stakeholders in quality teaching and learning process. Historically the educational process is coming through changes, evolving and perfecting the course of time searching for the best way to teach and learn specifically Mathematics in relation to Geometric. We have adopted as main theoretical Rocha (2008), Piaget (1982), Julia Varela (1994) and Silveira (1996). Teachers work day and night to provide its students a learning environment as best as possible. Based on that, this monograph focuses on demonstrating students and teachers the advantages of teaching straight using the Geogebra Software, as well as create and apply an Action Project in class room about this subject in application with Geogebra. The research was conducted at the State School of Basic and Secondary Education “José do Patrocínio” in the city of João Pessoa – PB. Participants in the intervention were students of the 3rd year this school. After the intervention we observed that the use of flexible and practice way provided by Geogebra on application of Geometric contents in particular the here cited assists the teacher in a qualificative way and satisfactory.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da matemática
GeoGebra
Estudo das retas
Teaching and learning of mathematics
Study of the straight lines
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1369
Data do documento: 4-Out-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFNS04102016.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.