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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13724
Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento dos sistemas de suspensão e direção para veículos do tipo formula SAE
Autor(es): Cunha, Jose Rafael Fernandes Carneiro da
Primeiro Orientador: Silva, João Bosco de Aquino
Resumo: O trabalho visa desenvolver um procedimento para projetar os sistemas de suspenção e direção para veículos de Formula SAE. As principais metas são: redução de peso, aumento de performance e confiabilidade das peças. Para criar esse procedimento e alcançar as metas acima, é utilizado, inicialmente no projeto, todos os conceitos globais que envolvem dinâmica veicular, usando como suporte as literaturas mais reconhecidas da área. O trabalho utiliza os dados de pneus, comprados no consórcio Formula SAE (FSAE) Tire Test Consortium (TTC) para iniciar o projeto. Após a análise dos pneus, é feito o desenvolvimento conceitual e analítico da suspensão e da direção. Ambos os sistemas são, então, submetidos à simulação numérica no software Adams Car, onde pode ser visto o que ocorrerá com os sistemas projetados quando submetidos a situações específicas. Depois do desenvolvimento cinemático e dinâmico, o trabalho ainda propõe o projeto das peças. Isto ocorre com a escolha de material e geometria com posterior modelagem no software Solidworks e simulação numérica no software ANSYS Structural.
Abstract: The work aims to develop a procedure for designing the suspension and steering systems for Formula SAE vehicles. The main goals are: weight reduction, performance improvement and parts reliability. In order to create this procedure and achieve the above goals, all the global concepts involving vehicular dynamics are used in the project, using as support the most recognized literatures in the area. The work uses the tire data, purchased from the Formula SAE (FSAE) Tire test consortium (TTC) consortium to start the project. After the analysis of the tires, the conceptual and analytical development of suspension and steering is done. Both systems are then submitted to numerical simulation in the Adams Car software, where it can be seen what will happen with the designed systems when submitted to specifics situations. After the kinematic and dynamic development, the work still proposes the design of the pieces. This occurs with the choice of material and geometry with subsequent modeling in Solidworks software and numerical simulation in ANSYS Structural software.
Palavras-chave: FSAE
Solidworks
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Mecânica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13724
Data do documento: 7-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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