Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13774
metadata.dc.type: Tese
Title: A contribuição da análise dialógica do discurso para o ensino da escrita escolar: do blog ao artigo de opinião
metadata.dc.creator: Bezerra, Symone Nayara Calixto
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Maria de Fátima
metadata.dc.description.resumo: Ancorado na Análise Dialógica do Discurso, este estudo investiga a construção do posicionamento axiológico em produções textuais escolares de alunos de Ensino Médio a partir das ações dialógicas motivadas pela produção e manuseio de um blog pedagógico, mediada por um Planejamento Didático Dialógico (PDD), cujo trajeto de leitura e discussão em sala de aula passa por vários gêneros discursivos, culminando em um produto final que vai do gênero discursivo blog ao artigo de opinião. Nosso objetivo geral foi analisar a construção do posicionamento axiológico em produções textuais escolares de alunos do Ensino Médio de uma escola da cidade de Campina Grande-PB a partir do processo de ensino de escrita mediado por um Planejamento Didático Dialógico (PDD), cujo trajeto de leitura, discussão e escrita, em sala de aula, passa por vários gêneros discursivos e forma uma grande rede dialógica. Para desenvolvermos tal estudo, alguns aportes teóricos são basilares: Bakhtin (1983, 2000,1985-1975-2016), Bakhtin/Volochinov (1999), Volochinov (1976, 2016), Brait (1997, 2001, 2005, 2006, 2013, 2014), Faraco (2001, 2002), Fiorin (2016), Sobral (2009), Geraldi (2006, 2013), dentre outros. Com base nessas contribuições, foi realizada uma pesquisa-ação em uma turma de segundo ano do Ensino Médio da cidade de Campina Grande-PB. Os resultados revelam que a utilização da tecnologia a favor do ensino é uma excelente estratégia para a formação de um cidadão crítico, pois as relações dialógicas geradas na refração da opinião do aluno no blog, nas discussões de sala de aula e nos artigos de opinião formam uma rede dialógica de informações e demonstram como as condições de escrita e as vozes dialógicas, que permeiam o processo de escrita, determinam a construção do sentido desses enunciados.
Abstract: Anchored in Dialogical Analysis of Discourse, this work investigates the axiological positioning constructing in school textual productions of high school students based on dialogical actions motivated by the production and handling of a pedagogical blog, mediated by a didactic dialogic planning (PDD), whose reading and discussion route, in classroom, crosses through various discursive genres, culminating in a final product that goes from the discursive genre online commentary to the opinion article. Our general aim was to analyze the construction of axiological positioning in school textual productions of students of the Secondary Education level of a school in the city of Campina Grande - PB based on the process of teaching writing interceded by a dialogical didactic planning (PDD), whose reading route, discussion and writing, in classroom, crosses through several discursive genres and form a great dialogical chain. In order to develop this study, some theoretical contributions are fundamentals: Bakhtin (1983, 2000, 1985, 1975-75), Bakhtin / Volóchinov (1999), Volóchinov (1976, 2016) 2014), Faraco (2001, 2002), Fiorin (2016), Sobral (2009), Geraldi (2006,2013) and others. Based on these contributions, an action-research was realized in a second-year high school class, in the city of Campina Grande - PB. The results reveals that the use of technology in favor of teaching is an excellent strategy for a critical citizen formation, because the dialogic relations created in refracting opinion of the student, in online commentary, in classroom discussions and in articles of opinion, to form a dialogical chain of information and demonstrate how the conditions of writing and dialogical voices, which permeate the writing process, define the construction of the meaning of these enunciations.
Basado en el Análisis Dialógico del Discurso, este estudio investiga la construcción del posicionamiento axiológico en producciones textuales escolares de alumnos de la Enseñanza Media a partir de las acciones dialógicas motivadas por la producción y manejo de un blog pedagógico, mediado por una planificación didáctica dialógica (PDD), cuyo trayecto de lectura y discusión, en clase, pasa por varios géneros discursivos, culminando en un producto final que va del género discursivo comentario en línea hasta el artículo de opinión. Para desarrollar tal estudio, algunos aportes teóricos son basilares: Bakhtin (1983, 2000,1985-1975-2016), Bakhtin/Volochinov (1999), Volochinov (1976, 2016), Brait (1997, 2001, 2005, 2006, 2013, 2014), Faraco (2001, 2002), Fiorin (2016), Sobral (2009), Geraldi (2006,2013) y otros. Con base en estas contribuciones, fue realizada una pesquisa-acción en un grupo de segundo año de la enseñanza media, de la ciudad de Campina Grande – PB. Los resultados revelan que la utilización de la tecnología a favor de la enseñanza es una excelente estrategia para la formación de un ciudadano crítico, pues las relaciones dialógicas generadas en la refracción de la opinión del alumno, en el comentario en línea, en las discusiones en clase y en los artículos de opinión, componen una rede dialógica de informaciones y demuestran como las condiciones de escritura y las voces dialógicas, que permean el proceso de escritura, determinan la construcción de los sentido de esos enunciados.
Keywords: Análise dialógica do discurso
Planejamento didático dialógico
Gênero discursivo
Vozes dialógicas
Rede dialógica
Dialogical analysis of discourse
Dialogical didactic planning
Discursive gender
Dialogical voices
Dialogical chain
Análisis dialógico del discurso
Planificación didáctica dialógica
Género discursivo
Voces dialógicas
Red dialógica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13774
Issue Date: 26-Feb-2018
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total8,62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons