Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13779| Tipo: | TCC |
| Título: | Cuidar do ser e da palavra: práticas de leitura nas ações pedagógicas da casa dos sonhos, em Santa Rita/PB - 2010 – 2015 |
| Autor(es): | Pereira , Nelma Rejane Olinto de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Pinheiro, Edna Gomes |
| Resumo: | Parte dos pressupostos de que a leitura é o caminho mais lógico para articular saberes que se encontram desarticulado na relação imprescindível entre o leitor, o livro e a cidadania considerando o seu potencial de criar elos de reencontro, que orientado por uma perspectiva transformadora faz do ato de ler, uma forma de criar e expressar visões de mundo, segundo os desejos e aspirações dos envolvidos no processo de construção do conhecimento. Aponta como problema a seguinte questão: como as práticas de leituras desenvolvidas, na Casa dos Sonhos, contribuem para a construção da história de vida da comunidade assistida por essa instituição? Tem como objetivo geral: analisar as práticas de leitura das ações pedagógicas na ―Casa dos Sonhos‖ em Santa Rita / Paraíba no período de 2010 – 2015. E, como objetivos específicos: analisar as práticas educacionais promovidas pela Associação Casa dos Sonhos e sua repercussão na vida da comunidade; delinear as ações desenvolvidas, pelos mediadores da leitura, na Casa dos Sonhos; analisar a importância da leitura nas práticas dos educadores em diálogo com os educadores. Mesclam, no percurso metodológico, técnicas advindas da abordagem qualitativa, e da prática da história oral. Utiliza como técnicas de coleta dos dados - a entrevista e o diário de campo. Salienta que os sujeitos da pesquisa estão definidos por um grupo de quatro (04) educadoras, selecionado intencionalmente, apesar de termos considerado, a experiência e a vivência na instituição pesquisada, idade e disponibilidade. Ao analisarmos a Associação Casa dos Sonhos e as ações pedagógicas presentes, percebemos que a instituição tem desenvolvido um projeto educacional que alia a capacidade criativa e o dinamismo da educação popular em seu cotidiano. Concluímos que as práticas sociais desenvolvidas na Casa dos Sonhos, a libertação, a emancipação e a experiência de cuidar, são realidades palpáveis. Elas estão presentes diante do ato de cuidar e das práticas de leitura advindas dos educadores-mediadores, que participam do cotidiano da associação, nesse sentido o cuidar se estabelece. |
| Abstract: | Part of the assumptions that reading is the most logical way to articulate knowledge that are disjointed in the essential relationship between the reader, the book and citizenship considering its potential to create links of reunion, which guided by a transforming perspective makes the act Of reading, a way of creating and expressing worldviews according to the desires and aspirations of those involved in the process of knowledge construction. It points out as a problem the following question: how do the practices of reading developed in the House of Dreams contribute to the construction of the life history of the community assisted by this institution? It has as general objective: to analyze the practices of reading of pedagogical actions in the "House of Dreams" in Santa Rita / from 2010 to 2015. And, as specific objectives: to analyze the educational practices promoted by the Association of Dreams and its repercussion In the life of the community; To outline the actions developed by the mediators of reading in the House of Dreams; To analyze the importance of reading in the practices of educators in dialogue with educators. It merges into the methodology methodological techniques derived from the qualitative approach, and from the practice of oral history, by using as techniques of data collection - the interview, and as instruments, recorder, digital camera and field diary. It points out that the subjects of the research are defined by a group of four sisters educators, intentionally selected, despite having considered, the experience and the experience in the institution researched, age and availability. When we analyze the House of Dreams Association and the present pedagogical actions, we realize that the institution has developed an educational project that combines the creative capacity and dynamism of popular education in its daily life. We conclude that the practices developed in the House of Dreams, liberation, emancipation and the experience of caring are palpable realities. They are present before the act of caring and the practices of reading coming from educators-mediators, who participate in the quotidian of the association, in the sense that care is established. |
| Palavras-chave: | Biblioteca escolar Leitura Prática de leitura Incentivo a leitura |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13779 |
| Data do documento: | 1-Dez-2016 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
