Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13780
metadata.dc.type: TCC
Title: Incentivo à Leitura: o relacionamento das Bibliotecas Escolares Municipais de Bayeux e a Educação
metadata.dc.creator: Melo, Rafael Leandro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Alba Lígia de Almeida
metadata.dc.description.resumo: Enfatiza as escolas de ensino fundamental do município de Bayeux e suas ações voltadas para potencializar as habilidades de leitura como instrumento para o desenvolvimento de seus alunos. Após percurso histórico a cerca da leitura e da biblioteca, aplicou-se a pesquisa através de um questionário composto de questões fechadas e abertas com dois blocos de questões, o primeiro para levantamento do perfil dos sujeitos da pesquisa e o segundo almejando averiguar a importância da biblioteca para dinâmica do aprendizado escolar; conhecer como são planejadas as ações pedagógicas junto a Biblioteca; e identificar projetos de leitura desenvolvidos na escola e sua biblioteca que buscam o incentivo à leitura, de acordo com os objetivos específicos traçados. Contudo, descobriu-se o papel fundamental da leitura no ambiente escolar, o engajamento multiprofissional necessário para o amadurecimento leitor e sua compreensão intrínseca com relação a leitura.
Abstract: It emphasizes the elementary schools of the municipality of Bayeux and its actions aimed at enhancing reading skills as an instrument for the development of its students. After a historical course about reading and the library, the research was applied through a questionnaire composed of closed and open questions with two blocks of questions, the first to survey the profile of the subjects of the research and the second aiming to ascertain the importance of library for the dynamics of school learning; to know how the pedagogical actions are planned with the Library; and identify reading projects developed in the school and its library that seek to encourage reading, according to the specific objectives outlined. However, the key role of reading in the school environment, the multi-professional engagement required for reader maturation, and its intrinsic understanding of reading were discovered.
Keywords: Leitura
Escola
Biblioteca escolar
Sala de leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13780
Issue Date: 5-Dec-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf758,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.