Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1381
Tipo: | TCC |
Título: | A importância do lúdico na brinquedoteca do Centro de Educação da UFPB: um estudo de caso na brinquedoteca da UFPB |
Autor(es): | Cunha, Adriana de Souza Sousa, Elizenda Sobreira Carvalho de Silva, Julie Anny Soares da |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a ludicidade e a sua relação no desenvolvimento da criança a partir do trabalho que é desenvolvido na Brinquedoteca do Centro de Educação da UFPB. O trabalho está estruturado em três capítulos. As considerações iniciais sintetiza o tema proposto, apresentando o problema, as questões de pesquisa, os objetivos propostos e os teóricos do desenvolvimento infantil que apontam em suas teorias a importância do lúdico para a criança se desenvolver. No primeiro capítulo, foi feito um levantamento teórico da importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança; a relação entre o lúdico e a pedagogia; e as atividades lúdicas no processo de aprendizagem das crianças. No segundo capítulo, tratamos dos caminhos metodológicos utilizados, conforme a natureza da pesquisa, descritiva e exploratória. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado a onze estagiário(a)s da Brinquedoteca do Centro de Educação. No terceiro capítulo enfatizamos uma discussão sobre a Brinquedoteca do Centro de Educação como espaço de ludicidade e concluímos este capítulo com a análise interpretativa dos resultados obtidos a partir das concepções dos participantes da pesquisa acerca do lúdico na Brinquedoteca. Finalizamos nosso estudo considerando o jogar e o brincar de fundamental importância para qualquer faixa etária e que as atividades lúdicas quando bem exploradas e planejadas muito contribuem para formação, desenvolvimento e potencial criativo da criança. A Briquedoteca é reconhecida comoum espaço de ludicidade e de valorização da criança para que ela possa trocar experiências com as demais crianças de diferentes faixas etárias e construir suas próprias aprendizagens. |
Abstract: | This study aims to analyze the ludicrousness and its relationship in child development, starting from the work that is developed in the Toy Library of UFPB Education Center. The work is divided into three chapters. The initial considerations summarize the theme proposed, presenting the problem, research issues, the proposed objectives and the authors of child development that show in their theories the importance of the ludicrousness in child development. In the first chapter, a theoretical survey of the importance of ludicrousness to the development of the child was made; the relationship between the ludic and pedagogy; ludic activities in the learning process of children. In the second chapter, we dealt with the methodological approaches used, according with the nature of the research, descriptive and exploratory. The instrument used was a quiz applied to eleven trainees of the Toy Library of UFPB Education Center. In the third chapter we focus on a discussion about the Toy Library of UFPB Education Center as a space for the ludicrousness, and we conclude this chapter with the interpretative analysis of the results of the research from the views of the participants about the ludicrousness in the Toy Library. We end our study considering that the game and the play are of fundamental importance for any age group and that the ludic activities, when well explored and planned contribute a lot to the formation, development and creative potential of the child. The Toy Library is recognized as a child’s appreciation and ludicrousness space so that they can exchange experiences with other children of different age groups and build their own learning. |
Palavras-chave: | Lúdico - jogos e brincadeiras Educação infantil Brinquedoteca |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1381 |
Data do documento: | 6-Out-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASC06102016.pdf | 869,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.