Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13827
metadata.dc.type: Dissertação
Title: E-AUDI: plataforma on-line de integração entre programas e estudantes de educação em áudio e empresas do setor de produção de conteúdo sonoro
metadata.dc.creator: Silva, Leandro Trajano da
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Alexandre Magno e Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire
metadata.dc.description.resumo: A educação em áudio é o ramo educacional formal voltado ao ensino de conteúdos relacionados ao áudio, o que inclui produção musical, produção fonográfica, engenharia de áudio, tecnologia musical etc. Revisão da literatura relacionada identificou que, embora a educação em áudio já seja considerada como uma importante via de entrada para a vida profissional, relatos de empregadores colhidos desde a década de 1990 indicam haver uma preocupação com o déficit de habilidades sociais de trabalho apresentadas pelos formados na área. Como solução para o problema, notou-se ser a prática do estágio profissional a principal ferramenta, haja vista a sua capacidade de proporcionar ao aluno o contato indispensável como o “mundo real” da profissão. Apesar da constatação anterior, levantamento feito por esta pesquisa identificou que apenas 21,42% dos programas (cursos) de educação em áudio brasileiros exigem o estágio em seus currículos escolares. Sendo assim, foi o objetivo geral deste trabalho desenvolver o projeto de uma plataforma on-line (E-AUDI / Educação em Áudio na Indústria) de integração entre programas de educação em áudio, seus respectivos estudantes e empresas do setor de produção de conteúdo sonoro. Pretende-se com isso, promover e facilitar a comunicação entre as três partes envolvidas, assim, estimulando a prática de estágios e o consequente desenvolvimento de habilidades sociais de trabalho entre os estudantes-alvo da pesquisa. O projeto da plataforma foi desenvolvido graças à colaboração entre o pesquisador e mais quatro profissionais das áreas de design, arte e mídia e computação. O resultado final aponta que a funcionalidade da plataforma depende ainda de alguns fatores, dentre eles, do levantamento das causas do baixo índice de estágio entre os programas de educação em áudio no Brasil, de um melhor entendimento a respeito do perfil da indústria do áudio local, e do desenvolvimento de um trabalho de conscientização sobre a importância do estágio entre seus agentes.
Abstract: Audio Education is a branch of formal training which focuses on professional audio, phonographic production, audio engineering, music technology etc. The literature review demonstrated that, although today's professional training can be considered the main way of entering in the professional field, there have been reports collected since the 1990s demonstrating that employers were concerned about the newly graduated trainees' lack of social skills. This work proposes that the solution for the problem is to invest in professional internship. Despite this tool may provide the student crucial contact to the "real world" of the field, other findings also demonstrated that only 21.42% of Brazilian audio education programs require professional internship in their school curriculum. Because of this, the researcher developed an online platform (E-AUDI / Audio Education at the Industry) to provide the so needed integration between audio education programs, their respective students and companies that produces sound related content. This platform will promote and facilitate communication between the three parts, thus stimulating the practice of professional internship and the consequent development of social working skills among the target students of the research. Indeed, it has been developed in a collaborative manner between the author and four other professionals in the areas of design, arts & medias and computer science. The final result points out that the functionality of the platform also depends on some factors, among them, the study of the causes of the lack of professional internship offering among the audio education programs in Brazil, a better understanding of the profile of the local audio industry, and the development of awareness about the importance of internship among its agents.
Keywords: Educação em áudio
Estágio
Gravação de áudio
Produção fonográfica
Audio education
Stage
Audio recording
Phonographic production
Educação em áudio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Informática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13827
Issue Date: 25-Apr-2018
Appears in Collections:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total2,37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons