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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1383
Tipo: | TCC |
Título: | A dimensão pedagógica do trabalho do profissional de Pedagogia junto aos adolescentes em conflito com a lei na 2a Vara da Infância e Juventude de João Pessoa |
Autor(es): | Laurindo, Ana Paula Sousa |
Primeiro Orientador: | Pontes, Ana Paula Furtado Soares |
Resumo: | A pesquisa desenvolvidase fundamenta em estudos sobre o campode atuação do Pedagogo em espaços não escolares, tendo como objetivo principal analisar a dimensão pedagógica do trabalho da Pedagoga na 2ª Vara do Fórum da Infância e Juventude de João Pessoa(2ª VIJ). Constitui-se como objetivos específicos compreender aspectos da reforma recente do curso de Pedagogia no Brasil e a atuação do Pedagogo em espaços não escolares; discutir o panorama legal acerca da problemática doadolescente e do ato infracional no contexto contemporâneo brasileiro;analisar a contribuiçãodo trabalho da Pedagogajunto aos adolescentes a quem se atribui a autoria do ato infracionalna 2ª VIJ;discutir a dimensão pedagógica do trabalho desenvolvido pela Pedagogae a contribuição do curso de Pedagogia para a realização doseu trabalho. O interesse por essa pesquisa deu-se a partir da vivênciacomo estagiárias de Pedagogia no referido local. Delimitamos esse tema depesquisa, por compreender que, cada vez mais, o profissional de Pedagogia vem atuando em espaços não escolares, o que suscitou a necessidade de aproximarmo-nos de uma experiência dessa natureza, a fim de discutirmos sobre o trabalho do Pedagogo na materialidade de uma instituição, como a 2ª VIJ, até então pouco alvo de atenção nas pesquisas desenvolvidas no âmbito dos TCC‘s do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba.A pesquisa seguiu uma abordagem de estudo de caso de natureza qualitativa sendo realizada a partir de uma pesquisa de campo, com realização de entrevistas semiestruturadas. Os principais autores que fundamentaram este trabalho foram, principalmente,Rizzine (2009), Silva (2006), Libâneo (2005), Saviane (2008) e Alves Mazzotti (2006). A partir desse estudo foi possível compreender através das reflexões suscitadas a dimensão holística do trabalho desenvolvido pela Pedagoga na 2ª VIJ,tendo como base a construção dos saberes adquiridos através de uma formação sólida e continuada e, ainda, no exercício profissional dentro do espaço judicial, sendo possível perceber a importância da atuação desse profissional frente a espaços não escolares. |
Abstract: | The research conducted is based on studies of the Educator of the field in non-school spaces, with the main objective to analyze the pedagogic dimension of pedagogue's work in the 2nd Childhood Forum Stick and Joao Pessoa Youth (2nd VIJ). It constitutes as specific objective to understand aspects of the recent reform of the Faculty of Education in Brazil and the role of the educator in non-school spaces; discuss the legal landscape about adolescent issues and offense in the Brazilian contemporary context; analyze the pedagogue work contribution with adolescents who is credited with authorship of the offense in the 2nd VIJ; discuss the pedagogical dimension of the work of the pedagogue and the Faculty of Education's contribution to carrying out their work. Interest in this search if gave-from the experience as Pedagogy of interns, on site referred to. Delimit this research topic, to realize that, increasingly, the Pedagogy professional has been working in non-school space, which raised the need to get closer to an experience of this nature in order to discuss about the work of the educator in materiality of an institution such as the 2nd VIJ, hitherto little given attention in the research developed under the TCC's from the Federal University of Paraiba Education Course. The research followed a qualitative case study approach being carried out from a field of research, performed semi-structured interviews. The main authors that supported this work were mainly Rizzine (2009), Silva (2006), Libâneo (2005), Saviani (2008) and Alves Mazzotti (2006). From that study was possible to understand through the reflections raised the holistic dimension of work developed by Pedagoga in the 2nd VIJ, having as base the building of knowledges acquired through a solid training and continuing and, still in the professional exercise within the judicial space. What we were able to realize the importance of the role that professional face to non-schools spaces. |
Palavras-chave: | Pedagogo Identidade Trabalho |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1383 |
Data do documento: | 6-Out-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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