Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1384
Tipo: TCC
Título: As contribuições do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba para a prática pedagógica docente na visão de estudantes – professoras: um estudo de caso
Autor(es): Braz, Adah Kethlyn
Silva, Kátia Santos da
Barros, Shirlen de Oliveira
Primeiro Orientador: Pontes, Ana Paula Furtado Soares
Resumo: A presente pesquisa se situa no campo das investigações referentes à formação inicial de professores (as) e tem por objetivo analisar em que medida os estudantes – professores que atuam na rede pública de ensino compreendem a contribuição do curso de Pedagogia para a sua prática pedagógica docente. Constitui-se como objetivos específicos caracterizar o perfil dos estudantes concluintes do curso de Pedagogia quanto ao seu campo de atuação na área educacional; discutir aspectos relacionados ao trabalho docente e a formação de professores; identificar lacunas na formação docente e as contribuições do curso de Pedagogia para o trabalho pedagógico na visão dos sujeitos entrevistados. O interesse por essa temática surgiu a partir de situações que permearam a nossa trajetória enquanto estudantes do Curso de Pedagogia, quando nos deparamos com diversos desafios, sobretudo no que se refere ao processo inicial de construção de nossa identidade docente com o olhar sobre os saberes necessários à prática pedagógica. Percebíamos que, mesmo avançando no curso, identificávamos algumas lacunas na formação do pedagogo para o exercício da função docente diante dessas situações, nos interessamos em investigar a contribuição do curso de Pedagogia para a formação de professores das séries iniciais com estudantes que já atuavam como docentes (estudantes-professores). Adotamos como estratégia de pesquisa o estudo de caso, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizamos estudos de autores como Saviani (2009) Veiga (2008), Tardif (2002), Nóvoa (1992), Papi (2005), Pimenta (1999),dentre outros. Além dos teóricos citados, pautamos nossas discussões com base nas leis e diretrizes que regulamentam a formação docente e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFPB. A partir desse estudo, foi possível identificar que as estudantes-professoras reconhecem que o Curso de Pedagogia fornece importantes contribuições teóricas, metodológicas e didáticas para o desempenho de suas funções docente em sala de aula. Assim como apontaram as fragilidades e desafios peculiares do processo de formação inicial, indicando a necessidade de se pensar em novas iniciativas para o processo formativo, com vistas ao aprimoramento estrutural, epistemológico, teórico e prático do curso, de forma a este favorecer uma formação mais alinhada à especificidade da docência da Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: This research is in the field of investigations relating to the initial training of teachers and aims to analyse to what extent the students-teachers who work in public schools understand the Pedagogy course's contribution to their pedagogical practice. Is specific goals characterize the profile of students graduating from the course of pedagogy in their field of expertise in educational area; discuss aspects related to the teaching work and the training of teachers; identify gaps in teacher education and the co ntributions of the course of pedagogy for the pedagogical work in the view of the subjects interviewed. The interest in this subject arose from situations that permeated our trajectory while students of Pedagogy, when faced with several challenges, especia lly with regard to the initial process of building our teacher identity with the look on knowledge necessary for pedagogical practice. Notice that even advancing in the course, identified with some lacunae in the formation of the educator for the performance of the teaching function. Given these situations, we are interested in investigating the contribution of the course of pedagogy for teacher training of the initial series with students who already acted as teachers (students-teacher). Adopted as a strategy of the case study research, following a qualitative approach, from a field research with semi- structured interviews. As theoretical contribution, we use studies of authors like Saviani (2009) Veiga (2008), Tardif (2002), Nóvoa (1992), Papi (2005), Pimenta (1999), among others. In addition, theorists base our discussions on the basis of laws and guidelines governing the teacher education and the pedagogical project of the course of pedagogy of UFPB. From this study, it was possible to identify that the students-teachers recognize that the Pedagogy course provides theoretical methodological contributions and for their teaching duties teaching in the classroom. As pointed out the weaknesses and challenges peculiar process of initial formation, indicating the need to think of new initiatives for the formative process, with a view to structural improvement, epistemological, theoretical and practical, in order to encourage more training this aligned with the specificity of the teaching of early childhood education and the initial series of elementary school.
Palavras-chave: Pedagogia
Fromação docente
Docente
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1384
Data do documento: 6-Out-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKB06102016.pdf937,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.