Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13858
metadata.dc.type: TCC
Title: AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO SEGUNDO VOLUME DO ENSINO MÉDIO
metadata.dc.creator: Pequeno, Riane Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Mário Luiz Farias
metadata.dc.description.resumo: Muito tem se preocupado com uma educação da qualidade dos países desenvolvidos e os recursos utilizados se constitui como um importante elemento para alcançar essa meta. O livro didático é um elemento fundamental nesse processo, e em diversas escolas, se configura como o único material de apoio ao professor, mesmo diante de toda a inovação tecnológica existente. A atualização dos livros é falha e diante da grande importância deste material, surge a necessidade de pesquisas que visem avaliar a qualidade dos conteúdos abordados nesses livros. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos abordados no segundo volume dos quatro principais livros de Biologia indicados pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio. Foram elaborados quadros comparativos com os tópicos abordados em cada livro, apresentando uma análise descritiva com a distribuição desses conteúdos. Ao final de toda a avaliação foi feito um quadro comparativo com todos os conteúdos analisados por livro. Conclui-se que o livro Biologia Hoje dos autores Sérgio Linhares e Fernando Gewandsnajer é o livro que melhor trabalha o conteúdo de Biologia do segundo volume do Ensino Médio.
Abstract: A lot has been concerned with quality of education in developed countries and the resources used constitutes an important element in achieving this goal. Textbook is a fundamental element in this process, and in many schools, it is configured as the only support material to teachers, even in the face of all existing technological innovation. Update of textbooks is flawed and with the great importance of this material, there is need for research that aim to evaluating the quality of content covered in these textbooks. Therefore, this study aims to analyze the content covered in the second volume of the four main biology books listed by the Ministry of Education for High School. It was prepared comparative tables with the topics covered in each book, presenting a descriptive analysis with a distribution of such content. At the end of all the evaluation, it was done a comparative table with all the contents analyzed per book. We conclude that the book Biologia Hoje from Sérgio Linhares and Fernando Gewandsnajer is the book that best works Biology contents of the second volume of high school.
Keywords: Ensino
Material didático
Ciências
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13858
Issue Date: 14-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAP15032019.pdf824,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.