Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13873
Tipo: | TCC |
Título: | Salas multisseriadas: os desafios docentes na prática pedagógica |
Autor(es): | Almeida, Renatielly Silva de |
Primeiro Orientador: | Lins, Eunice Simões |
Resumo: | A multisseriação é uma organização de ensino existente mundialmente, porém muito mais presente em áreas rurais devido à baixa quantidade de alunos para formar salas de aula por anos/séries. Esta pesquisa teve como propósito levantar informações a respeito dos desafios encontrados pelos docentes que lecionam em salas multisseriadas existentes no campo, ressaltando o entendimento sobre o conceito de Educação do Campo e de salas multisseriadas, para que se possa entender a relação dessas e o que realmente acontece no meio educacional da área do campo. Foi realizada uma pesquisa descritiva de campo para melhor agregar o conhecimento prévio e teórico à referida proposta da pesquisa, com visitas a uma escola multisseria da no assentamento Zumbi dos Palmares no município de Mari – PB. Por meio de observações do cotidiano de quatro salas de aula para ressaltar a prática pedagógica; conversas com alunos do curso de Pedagogia de instituições públicas e particulares; bem como um levantamento dos referenciais teóricos, que proporcionou a compreensão como essa prática, está ou não sendo construída perante os desafios que envolvem essa organização de ensino. As observações foram registradas ao ponto de se descobrir os desafios desses docentes em suas práticas pedagógicas e as necessidades existentes junto à falta de apoio educacional que contribuem para que essa organização de ensino seja oferecida desvinculadamente ao que essa pretende como meio educacional. |
Abstract: | Multiseriate is a teaching organization that exists worldwide, but more present in rural areas because of the low number of students to form classrooms for years / series.The purpose of this research was take information about the challenges faced by the teachers who teach in multigrade classrooms that exist in rural areas, evidencing the understanding about the concept of education in rural areas and multigrade classrooms, understand the relation between them and what really happens in educational environment in the rural areas. It was realized one descriptive research to better aggregate the previous and theoretical knowledge to the aforementioned research proposal with visits to a multiseriate school in the Zumbi dos Palmares settlement in the city of Mari - PB, through daily observations of four classrooms to highlight pedagogical practice; conversations with students of the Pedagogy course of public and private institutions; as well as a survey of the theoretical references, which provided the understanding how this practice is or in not being constructed in the face of the challenges that involves this teaching organization. Through of registers made by observations, we got discovery the challenges of these teachers in their pedagogical practices and the needs existing in relation to the lack of educational support that contributes to this teaching organization being offered unrelated to what it intends as an educational environment. |
Palavras-chave: | Educação do campo Salas multisseriadas Práticas pedagógicas Docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13873 |
Data do documento: | 7-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSA21062018.pdf | 778,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons