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metadata.dc.type: TCC
Title: Um olhar para uma criança com Síndrome do Espectro Autista em uma escola pública no município de Bayeux - PB
metadata.dc.creator: Santos, Paloma Cristina Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal Analisar uma crianças com autismo e a profissional da sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE em uma escola pública no município de Bayeux, Paraíba. Para alcançar este objetivo adotamos alguns autores que discutem a temática, tais como: Rios (2011), Reis (2011), Russo (2017) que discutem a temática da pesquisa, bem como os documentos oficiais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996) e as leis do Autismo (BRASIL, 2012; 2015). A partir daí, elegemos como metodologia da pesquisa um estudo de caso, onde temos como sujeitos da pesquisa: uma professora da sala atendimento educacional especializado e um estudante autista, ambos participantes da instituição investigada. Utilizamos como principal instrumento de investigação um questionário semiestruturado aplicado com os participantes do estudo. Além de observações realizadas na sala de recurso, acompanhamos a realização de algumas atividades realizada com o estudante participante. Os resultados evidenciaram a boa comunicação da professora da sala de recurso com os demais profissionais, bem como o monitoramento das atividades desenvolvidas com as crianças deficientes. Evidenciamos também que a relação do estudante com a professora da sala de recursos é muito produtiva e dinâmica na realização das atividades diferenciadas elaboradas pela profissional. Infelizmente esta relação não foi verificada com relação a professora da sala regular no período da investigação. Concluímos que os estímulos que foram realizados com o estudante autista na sala de recursos permitem que, aos poucos, seja ativado a memória e tenha um desenvolvimento cognitivo adequado próximo a sua idade. Diante de toda a investigação verificamos a necessidade de termos um olhar diferenciado para as crianças que apresentem alguma limitação na escola, mas que isto não signifique exclui-lo do processo de ensino-aprendizagem, ignorando o direito legal que estas crianças têm de se desenvolverem cognitivamente.
Abstract: The present research had as main objective to highlight the profile of children with autism and professionals of the Board of Appeal who participate in a public school in the city of Bayeux, Paraíba. In order to reach this objective, we have adopted some authors that discuss the theme, such as: Rios (2011), Reis (2011), Russian (2018) that discuss the research theme, as well as the official documents: Law of Guidelines and Bases of Education BRASIL, 1996) and the Autism Laws (BRAZIL, 2012, 2015). From there, we chose as methodology of the research a descriptive study, of the qualitative type according to the objectives of the study. The subjects of the research were the teacher of the Board of Appeal and an autistic student, both participants of the investigated institution. We used as a main research instrument a semistructured questionnaire applied with the participants of the study. In addition to observations made in the appeal room, we accompanied the implementation of some activities carried out with the participating student. The results showed the good communication of the resource room teacher with the other professionals, as well as the monitoring of the activities developed with disabled children. We also show that the student's relationship with the resource room teacher is very productive and dynamic in performing the differentiated activities elaborated by the professional. Unfortunately this relationship was not verified in relation to the regular classroom teacher during the investigation period. We conclude that the stimuli that were performed with the autistic student in the resource room allow gradually to be activated the memory and have a suitable cognitive development near his age. In the face of all the research, we verified the need to have a differentiated look at children who present some limitations in school, but this does not mean that they are excluded from the teaching-learning process, ignoring the legal right these children have to develop cognitively.
Keywords: Autismo - crianças
Atividades diferenciadas
Educação especial
Inclusão
Síndrome do Espectro Autista
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13876
Issue Date: 14-Jun-2018
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