Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13877
metadata.dc.type: TCC
Title: O trabalho do pedagogo nas casas de acolhimento com crianças e adolescentes oriundas do campo
metadata.dc.creator: Silva, Nilton da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Francisca Alexandre de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou analisar o trabalho do pedagogo nas casas de acolhimento com crianças e adolescentes oriundas do campo. A elaboração e construção desse trabalho foram desenvolvidas com três pedagogas e suas equipes compostas por Assistentes Sociais e Psicólogos (as) em três instituições públicas de ensino não formal no município de João Pessoa sendo uma pedagoga do Fórum da Infância e Juventude da comarca de João Pessoa do Estado da Paraíba, uma pedagoga da casa de acolhimento Morada do Betinho e uma pedagoga da casa de acolhimento Shalom, essas duas últimas lócus da pesquisa, da capital paraibana, possibilitando assim, a análise, identificação e as contribuições dessas profissionais nas casas de acolhimento. As duas casas de acolhimento e o Fórum da Infância e Juventude são considerados espaços não escolares de educação. Foram analisados os perfis das pedagogas no que concernem suas habilidades e competências para o desenvolvimento do seu trabalho nesses espaços não escolares, bem como suas atuações relevantes ao trabalho docente. A elaboração e construção do objeto de estudo da pesquisa teve como lócus duas casas de acolhimento localizadas no município de João Pessoa/PB. A Casa de Acolhimento Morada do Betinho e a Casa de Acolhimento Shalom, esta última uma organização não-governamental, estão vinculadas ao Fórum da Infância e Juventude da comarca de João Pessoa do Tribunal de Justiça da Paraíba TJ/PB. Para o desenvolvimento da pesquisa, inicialmente, foi necessário a autorização das coordenadoras das casas de acolhimento, bem como da chefia do setor de acolhimento da 1a Vara do Fórum da Infância e Juventude do TJ/PB. Na metodologia, as técnicas e os instrumentos para construção dos dados foram: a entrevista, a observação e um questionário com perguntas abertas enaltecendo a natureza do trabalho de caráter descritivo e uma abordagem qualitativa. As entrevistas foram transcritas e analisada posteriormente. Para uma melhor visualização dos relatos dos entrevistados as suas falas estarão recuadas à margem. Os principais autores que fundamentaram este trabalho foram: CALDART (2010), IZAR (2011), LIBÂNEO (2002, 2005 e 2006) e PIMENTA (2008), no qual, por meio da troca de saberes e experiências no ambiente judicial, bem como dos dados construídos pela entrevista e do embasamento da literatura pelos autores citados no trabalho. Como resultado, foi possível compreender como o pedagogo desenvolve o seu trabalho nas instituições de acolhimento, atenuando a construção da práxis pedagógica com outros integrantes da equipe nesses espaços não escolares e familiares das crianças e adolescentes e o processo ensino/aprendizagem para esse público infanto-juvenil, consolidando com isso, o trabalho desse profissional em diversos lugares.
Abstract: This research aimed to analyze the work of the pedagogue in the homes with children and adolescents from the countryside. The work was carried out with three pedagogues, a pedagogue of the host house Morada do Betinho, a pedagogue of the shelter Shalon and a pedagogue of the 1st Rod of the Forum of Childhood and Youth of the region of João Pessoa of Paraíba. The two host houses and the Forum of Children and Youth are considered non-school spaces of education. The profiles of the pedagogues regarding their abilities and competences for the development of their work in these non - school spaces, as well as their relevant actions to the teaching work, were analyzed. The elaboration and construction of the object of study of the research had as locus the two houses of reception located in the municipality of João Pessoa / PB. The Casa de Acolhimento Morada do Betinho and the Casa de Acolhimento Shalom, the latter a non- governmental organization, are linked to the Childhood and Youth Forum of the district of João Pessoa of the Paraíba Court of Justice TJ / PB. For the development of the research, initially, it was necessary the authorization of the coordinators of the host houses, as well as the head of the sector of reception of the 1st Rod of the Forum of Children and Youth of the TJ / PB. In the methodology, the techniques and instruments for data construction were: the interview, the observation and a questionnaire with open questions highlighting the nature of the work, with a descriptive character and a qualitative approach. The interviews were transcribed and analyzed later. For a better visualization of the interviewees' reports their speeches will be pushed aside. The main authors who supported this work were: Caldart (2010), Izar (2011), Libâneo (2002, 2005 and 2006) and Pimenta (2008), in which, through the exchange of knowledge and experiences in the judicial environment, as well as Of the data constructed by the interview and the basis of the literature by the authors cited in the paper. As a result, it was possible to understand how the pedagogue develops his / her work in the host institutions by attenuating the construction of the pedagogical praxis with other team members in these non-school and family spaces of children and adolescents and the teaching / learning process for this child / youth audience , Consolidating with this, the work of this professional in several places.
Keywords: Pedagogo
Casa de acolhimento
Espaço não escolar
Educação do campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13877
Issue Date: 13-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NCS29062018.pdf554,99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons