Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13884
Tipo: TCC
Título: A importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo: o papel do bibliotecário escolar no desenvolvimento do ser.
Autor(es): Nunes, Daniel Vitor de Oliveira
Primeiro Orientador: Nascimento, Geysa Flávia Câmara de Lima
Resumo: Apresenta pesquisa bibliográfica acerca da importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo do ser, abordando inicialmente a definição de leitura, bem como uma evolução histórica dos suportes dos registros do conhecimento, passando pela linguagem não verbal dos nossos ancestrais que gravavam o conhecimento principalmente em cavernas e registravam em pedras, argilas, tábuas, etc., chegando até a criação do papiro, do pergaminho e finalmente do papel, apresentando, também, a evolução histórica das bibliotecas da antiguidade às atuais. Aborda a forma que se dá a leitura desde os primeiros meses de vida até a adolescência, pois a leitura é feita independentemente da leitura de materiais escritos, sendo feita a todo o momento no dia-a-dia e possui importância imensurável para o aumento do acervo de informações necessárias ao desempenho de atividades, inclusive profissionais. Por fim, trata da importância da leitura escrita para o desenvolvimento crítico e intelectual do ser humano e o papel estratégico do bibliotecário escolar para incentivar esse importante hábito.
Abstract: It presents a bibliographical research about the importance of reading for the cognitive development of the being, initially approaching the definition of reading, as well as a historical evolution of the supports of the registries of knowledge, passing through the nonverbal language of our ancestors that recorded knowledge mainly in caves and and even the creation of papyrus, parchment, and finally paper, and the historical evolution of libraries from antiquity to the present. It deals with the form of reading from the first months of life through adolescence, since reading is done independently of the reading of written materials, being done at all times in everyday life and has immeasurable importance for the collection of information necessary for the performance of activities, including professionals. Finally, it addresses the importance of the written reading for the critical and intellectual development of the human being and the strategic role of the school librarian to encourage this important habit.
Palavras-chave: Leitura
Desenvolvimento cognitivo
Registro de obra intelectual
Bibliotecário escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13884
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DVON20.03.2019.pdf749,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons