Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13889| Tipo: | TCC |
| Título: | Estágio supervisionado no campo: relato de experiência baseada na vivência desta prática |
| Autor(es): | Clementino, Rideygue Araujo |
| Primeiro Orientador: | Costa, Ricardo de Carvalho |
| Resumo: | Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado em uma escola do Campo com proposta de tratar sobre a importância da realização do estágio supervisionado para a base educacional do discente enquanto estagiário, mostrando a relevância da realização dessa formação no campo de atuação no curso de Pedagogia do Campo. Esta pesquisa tem como objetivos descrever a importância do estágio supervisionado para a formação do discente, analisando a formação do educador, enfatizando a sua prática no campo de atuação e, por último, levantar as contribuições da formação realizada no campo. Para atingir esses objetivos realizou- se o acompanhamento de estágio supervisionado proposto pelo curso, além de contribuições colhidas em sala de aula da instituição onde foi realizado o estágio. A fundamentação teórica baseou-se em relatos, que foram analisados e interpretados. A abordagem desta pesquisa teve caráter qualitativo e a análise do campo de atuação. Este relato de experiência nos trouxe reflexões e considerações sobre a importância da realização do estágio supervisionado no campo de atuação, evidenciando para o futuro discente e classe acadêmica a relevância educacional da realização dessa atividade em campo. |
| Abstract: | This paper presents an experience report in a field school with a proposal to discuss the importance of supervised internship to the educational background of the trainee student, showing the relevance of the accomplishment of this training in the field of action in the Pedagogy course Field. The objective of this research is to describe the importance of the supervised internship for the formation of the student, analyzing the formation of the educator, emphasizing their practice in the field of action and, finally, to raise the contributions of the training done in the field. To achieve these objectives, the supervised internship tracked by the course was monitored, as well as contributions collected in the classroom of the institution where the internship was held. The theoretical basis was based on reports, which were analyzed and interpreted. The approach of this research had a qualitative character and the analysis of the field of action. This experience report has brought us reflections and considerations about the importance of the supervised internship in the field of actuation, showing to the future student and academic class the educational relevance of the accomplishment of this activity in the field. |
| Palavras-chave: | Educação do campo Relato de experiência Estágio supervisionado |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13889 |
| Data do documento: | 7-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RAC21062018.pdf | 854,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
