Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13892Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Mayara Santos da | - |
| dc.date.accessioned | 2019-03-21T12:58:13Z | - |
| dc.date.available | 2018-06-27 | - |
| dc.date.available | 2019-03-21T12:58:13Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13892 | - |
| dc.description.abstract | The present study addresses the theme of financial education in a rural school, covering the use of mathematical games. It aims at general: to analyze the contribution of mathematical games to financial education in a rural school, and as specific objectives, to diagnose the knowledge about financial education in a class of the 4th year of elementary school and to experience a sequence of activities with mathematical games and problem solving involving operations with the monetary system. The research was qualitative and exploratory. The main theoretical sources used in this research were: Caldart (2004), D'Ambrósio (1990), D'Aquino (2008) and Branquinho (2008), Agranionih; Gueros; Zimer (2014), Kishimoto (2007) and Spinillo (2014). Regarding the results, we see the importance of promoting games to explore the monetary system, being allied with problem solving. We found difficulties encountered in solving problems involving money operations, specifically in subtraction. For a meaningful and better quality teaching that motivates and awakens students 'interest, methodologies such as these are necessary in order to promote new pedagogical practices, contributing to students' performance in mathematics classes and in their social environment. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-03-21T12:58:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSC27062018.pdf: 1543146 bytes, checksum: c1bb4f84487380ecc8a43b89d8e229e3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-21T12:58:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSC27062018.pdf: 1543146 bytes, checksum: c1bb4f84487380ecc8a43b89d8e229e3 (MD5) Previous issue date: 2018-06-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
| dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
| dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
| dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
| dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
| dc.title | Educação financeira na escola do campo: a importância de jogos matemáticos em sua aprendizagem | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Azerêdo, Maria Alves de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a temática da educação financeira numa escola do campo, abrangendo o uso de jogos matemáticos. Tem como objetivo geral: analisar a contribuição dos jogos matemáticos para a educação financeira numa escola do campo, e como objetivos específicos, diagnosticar os conhecimentos acerca da educação financeira, numa turma do 4o ano do ensino fundamental e vivenciar uma sequência de atividades com jogos matemáticos e resolução de problemas envolvendo operações com o sistema monetário. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo e exploratório. As principais fontes teóricas utilizadas nessa pesquisa foram: Caldart (2004), D ́Ambrósio (1990), D ́Aquino (2008) e Branquinho (2008), Agranionih; Guerios; Zimer (2014), Kishimoto (2007) e Spinillo (2014). No tocante aos resultados, constatamos a importância de promover jogos para explorar o sistema monetário, sendo aliado com a resolução de problemas. Constatamos dificuldades encontradas na resolução de problemas envolvendo operações com dinheiro, especificamente na subtração. Para um ensino significativo e de melhor qualidade, que motive e desperte o interesse dos alunos, se faz necessário metodologias como estas, para poder promover novas práticas pedagógicas, contribuindo no desempenho dos alunos nas aulas de matemáticas e no seu meio social. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSC27062018.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
