Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13892
Tipo: TCC
Título: Educação financeira na escola do campo: a importância de jogos matemáticos em sua aprendizagem
Autor(es): Costa, Mayara Santos da
Primeiro Orientador: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: O presente trabalho aborda a temática da educação financeira numa escola do campo, abrangendo o uso de jogos matemáticos. Tem como objetivo geral: analisar a contribuição dos jogos matemáticos para a educação financeira numa escola do campo, e como objetivos específicos, diagnosticar os conhecimentos acerca da educação financeira, numa turma do 4o ano do ensino fundamental e vivenciar uma sequência de atividades com jogos matemáticos e resolução de problemas envolvendo operações com o sistema monetário. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo e exploratório. As principais fontes teóricas utilizadas nessa pesquisa foram: Caldart (2004), D ́Ambrósio (1990), D ́Aquino (2008) e Branquinho (2008), Agranionih; Guerios; Zimer (2014), Kishimoto (2007) e Spinillo (2014). No tocante aos resultados, constatamos a importância de promover jogos para explorar o sistema monetário, sendo aliado com a resolução de problemas. Constatamos dificuldades encontradas na resolução de problemas envolvendo operações com dinheiro, especificamente na subtração. Para um ensino significativo e de melhor qualidade, que motive e desperte o interesse dos alunos, se faz necessário metodologias como estas, para poder promover novas práticas pedagógicas, contribuindo no desempenho dos alunos nas aulas de matemáticas e no seu meio social.
Abstract: The present study addresses the theme of financial education in a rural school, covering the use of mathematical games. It aims at general: to analyze the contribution of mathematical games to financial education in a rural school, and as specific objectives, to diagnose the knowledge about financial education in a class of the 4th year of elementary school and to experience a sequence of activities with mathematical games and problem solving involving operations with the monetary system. The research was qualitative and exploratory. The main theoretical sources used in this research were: Caldart (2004), D'Ambrósio (1990), D'Aquino (2008) and Branquinho (2008), Agranionih; Gueros; Zimer (2014), Kishimoto (2007) and Spinillo (2014). Regarding the results, we see the importance of promoting games to explore the monetary system, being allied with problem solving. We found difficulties encountered in solving problems involving money operations, specifically in subtraction. For a meaningful and better quality teaching that motivates and awakens students 'interest, methodologies such as these are necessary in order to promote new pedagogical practices, contributing to students' performance in mathematics classes and in their social environment.
Palavras-chave: Educação financeira
Educação do campo
Escola do campo
Jogos matemáticos
Resolução de problemas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13892
Data do documento: 7-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSC27062018.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons