Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13894
Tipo: | TCC |
Título: | Formação de professores: os desafios presentes na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Pedro, Larissa Sousa |
Primeiro Orientador: | Fonsêca, Fábio do Nascimento |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que teve como proposta, entender a educação de jovens e adultos (EJA) e analisou quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores da modalidade de ensino EJA em sala de aula na Escola Municipal José Eugênio Lins de Albuquerque, teve como objetivos analisar como a EJA foi tratada na formação do professor que atua nesta modalidade, em que medida estas dificuldades estão relacionadas com a formação recebida; se no exercício do trabalho docente, o educador da EJA tem recebido formação continuada para atuar nesta modalidade de ensino, o que a formação inicial e continuada deveria considerar para capacitar adequadamente o professor que atua na EJA. Para atingir esses objetivos realizou-se uma aplicação de questionário semi estruturado no qual se levantou os dados necessários para a estruturação da pesquisa. Realizou-se a pesquisa tendo como sujeitos participantes 05 (cinco) docentes que ensinam na modalidade EJA. Após a coleta dos dados, estes, foram analisados e interpretados tendo presente a abordagem qualitativa e a análise de conteúdo. A pesquisa nos trouxe importantes reflexões e considerações sobre a formação que os professores recebem antes de irem atuar na Educação de Jovens e Adultos na escola estudada, tendo como principal motivo a falta de preparação adequada que recebem ainda na academia, uma vez que apurados os dados, pode-se constatar essa carência de aprendizado na formação inicial. |
Abstract: | This work presents the results of the research that had as proposal, to understand the youths' education and adults (EJA) and it analyzed which the largest difficulties faced by the teachers of the teaching modality EJA in classroom in the Municipal School José Eugênio Lins de Albuquerque, had as objectives to analyze like EJA was treated in the teacher's formation that acts in this modality, in that measured these difficulties are related with the received formation; if in the exercise of the educational work, the educator of EJA has been receiving continuous formation to act in this teaching modality, which the initial and continuous formation should consider to qualify the teacher that acts in EJA appropriately. To reach those objectives took place an application of questionnaire semi structured in which got up the necessary data for the structuring of the research. Took place the research tends as participant subjects 05 (five) educational that teach in the modality EJA. After the collection of the data, these, they were analyzed and interpreted tends present the qualitative approach and the content analysis. The research we brought important reflections and considerations about the formation that the teachers receive before they will act in the Education of Youths and Adults in the studied school, tends as main reason the lack of appropriate preparation that still receive in the academy, once select the data, that learning lack can be verified in the initial formation. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Formação de professores Formação continuada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13894 |
Data do documento: | 13-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSP25062018.pdf | 380,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons