Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13895
metadata.dc.type: TCC
Title: O ensino de matemática na EJA: um olhar para a formação do professor no ciclo de alfabetização no município de João Pessoa - Paraíba
metadata.dc.creator: Gomes, Sylvia Maione Santos de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as principais dificuldades que os professores da EJA tem com relação ao ensino de Matemática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Adélia de França, no município de João Pessoa - PB. Com base nos estudos adotamos os principais teóricos: Batista (2011), Caldartet al (2013), Farias, Azeredo e Rêgo (2016), Paula et al (2011), Soares et al (2011), entre outros autores. A pesquisa foi desenvolvida no período de abril a maio de 2018, no turno da noite com duas professoras e um professor, que lecionam nos Ciclos I e II da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia adotada na pesquisa foi uma pesquisa-ação do tipo qualitativa para atendermos ao objetivo do estudo. Os instrumentos utilizados foram dois questionários semiestruturados baseados em uma sequência didática referente à disciplina de Matemática. Para atendermos o objetivo do estudo, iniciamos realizando um levantamento dos dados baseado no perfil dos professores participantes no intuito de identificarmos os possíveis problemas enfrentados por eles ao lecionarem a disciplina de matemática na referida instituição de ensino. Seguimos para discussão da sequência didática com aplicações metodológicas de ensino. Nos quatro encontros do estudo foram discutidos e apresentados vários problemas de matemática, envolvendo adição e subtração e também apresentamos alguns jogos e o uso de materiais manipulativos no ensino conceitual das operações básicas de matemática. Ao longo do estudo foram apresentadas e discutidas diversas atividades aos professores participantes e a pesquisadora. Os resultados do estudo indicaram que os participantes foram sensibilizados na utilização do material manipulativo, a pesquisa identificou que o material concreto é de grande importância e é pouco utilizado com os participantes da EJA. Percebemos também que o processo de educação é mais lento na Educação de Jovens e Adultos, porém esses materiais ajudam na aprendizagem levando o aluno do concreto ao desenvolvimento abstrato, ajudando na formação da compreensão da turma. A pesquisa também apontou que no ensino da EJA, na escola citada, os professores necessitam de mais atenção dos órgãos governamentais responsáveis, no sentido da formação continuada e ampliação de materiais a serem utilizados em sala de aula.
Abstract: The present research had as main objective to analyze the main difficulties that the teachers of the EJA has with respect to the teaching of Mathematics of the State School of Basic Education Professor Adélia de França, in the municipality of João Pessoa - PB. Based on the study we adopted the main theorists : Batista (2011), Caldartet al (2013), Farias, Azeredo and Rêgo (2016), Paula et al (2011), Soares et al (2011), among other authors. The research was developed between April and May of 2018, during the night shift, two teachers and one teacher, who teach in Cycles I and II of Youth and Adult Education. The methodology adopted in the research was an action research of the qualitative type to meet the objective of the study. The instruments used were two semistructured questionnaires based on a didactic sequence referring to the Mathematics discipline. In order to meet the objective of the study, we began conducting a data survey based on the profile of the participating teachers in order to identify possible problems faced by the participants in teaching the mathematics discipline in the teaching institution. We continue to discuss teaching methodological applications. In the four meetings of the study we discussed and presented several problems of mathematics, involving addition and subtraction and also presented some games and the use of manipulative materials in the conceptual teaching of basic mathematical operations. Throughout the study, several activities were presented and discussed to the participating teachers and the researcher. The results of the study indicated that the participants were sensitized in the use of the manipulative material, the research identified that the concrete material is of great importance and is little used with the participants of the EJA. We also note that the education process is slower in youth and adult education, but these materials help in learning by taking students from concrete to abstract development, helping to build understanding of the class. The research also pointed out that in the EJA teaching, in the mentioned school, the teachers need more attention of the responsible governmental organs, in the sense of the continued formation and extension of materials to be used in the classroom.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Ensino - matemática
Professores
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13895
Issue Date: 7-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SMSSG26062018.pdf3,97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons