Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1390
Tipo: TCC
Título: Jogos de loteria esportiva: fonte de motivação para o ensino de combinação e probabilidade
Autor(es): Barbosa, Andreza Kalline Rodrigues.
Primeiro Orientador: Santos Filho, José Elias dos
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo pesquisar se a utilização de jogos da loteria esportiva podem ser fonte motivacional para o estudo de probabilidade e combinação numa turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Antonio Batista Santiago da cidade de Itabaiana- PB. Para isso tomamos como base alguns autores, dentre eles, Freire(1998), Gil(1991), Yin(2005), entre outros, além dos documentos oficiais de educação do Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN (1998). Utilizamos uma metodologia baseada em uma pesquisa qualitativa de um estudo de caso, com caráter descritivo, onde procuramos observar se as atividades propostas em grupos por meio dos jogos de loteria proporcionam aos alunos um conhecimento mais efetivo e significativo dos conteúdos abordados. Ao término da pesquisa, comparando os resultados obtidos pelos alunos antes com a aplicação do questionário e depois com as atividades aplicadas, constatamos o nível de satisfação e aproveitamento dos alunos que participaram das atividades desenvolvidas na sala de aula.
Abstract: The present work has as main objective to search using sports lottery games can be motivational source for the study of probability and combination in a class of 3rd year high school students of Escola Estadual Dr. Antonio Batista Santiago city of Itabaiana-PB. For that we take as the basis of some authors, including Freire (1998), Gil (1991), Yin (2005), among others, in addition to the official documents of education in Brazil, as the National curricular parameters, PCN (1998). We use a methodology based on a qualitative research a case study, with descriptive character, where we try to observe if the proposed activities in groups through the lottery provide students with a more effective and significant knowledge of the content covered. At the end of the survey, comparing the results obtained by the students before the application of the questionnaire and then with the activities applied, we see the level of satisfaction and enjoyment of students who participated in the activities carried out in the classroom.
Palavras-chave: Jogos e recreações matemáticas
Probabilidade
Combinação
Mathematics games and recreations
Probability
Combination
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1390
Data do documento: 7-Out-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKRB07102016.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.