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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampelo, Andréa Costa-
dc.date.accessioned2019-03-21T14:31:34Z-
dc.date.available2018-06-25-
dc.date.available2019-03-21T14:31:34Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13900-
dc.description.abstractThis research was main objective to elaborate and applying a didactic sequence to assist in the mathematical literacy of children with Down Syndrome . This research was developed based on the theoretical studies of Kozma (2007); Schwartzman (1999) and Yokoyama, (2014). With a descriptive-exploratory methodological approach, a qualitative research, of the case study type, we followed a student with Down Syndrome who was enrolled in a public school in the municipality of João Pessoa, Paraíba, between March and May 2018. The study was developed in three stages: diagnoses, application of questionnaires with parents, teachers and caregiver and, finally, final verification. It was soon possible to observe and participate in the student's school routine and to follow the whole process of his schooling. We started by making observations with the student, which made it possible to make a diagnosis of the participant's profile and cognitive part. It followed with the application of questionnaires with all those directly involved with the student's learning. Based on the data obtained, we developed a didactic sequence and applied during the intervention period. The interventions took place with the purpose of discussing methodologies and practices to teach mathematics dynamically, using concrete material and thereby cooperate with the process of inclusion of the student in the participating institution. As results, the possibilities of alphabetizing the child with Down syndrome, a legitimate and possible process, were identified through the use of concrete material, which allowed the understanding of their individuality and limitations. Thus, it is concluded that the child with Down syndrome has its limitations and needs specialized supervision, trained professionals and appropriate pedagogical practices that stimulate it early in its physical and intellectual development so that there is progress in the schooling process in the literacy cycle.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-03-21T14:31:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACC25062018.pdf: 961632 bytes, checksum: c6c70c210dc4eafa3bae4e4d72981717 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.titleUm olhar sobre a alfabetização matemática de crianças com Síndrome de Down: um desafio na rede públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoA referida pesquisa teve como objetivo elaborar e aplicar uma sequência didática para auxiliar na alfabetização matemática da criança com síndrome de Down. A referida pesquisa foi desenvolvida com base nos estudos teórico de Kozma (2007); Schwartzman (1999) e Yokoyama, (2014). Com uma abordagem metodológica descritivo-exploratória, pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, acompanhamos um estudante com Síndrome de Down que estava matriculado em uma escola pública do município de João Pessoa, Paraíba, entre os meses de março a maio de 2018. O estudo foi desenvolvido em três etapas: diagnósticos, aplicação de questionários com pais, professora, cuidadora e por fim, verificação final. Logo foi possível observar e participar da rotina escolar do estudante e acompanhar todo o processo de sua escolarização. Iniciamos realizando observações com o estudante o que possibilitou um diagnóstico do perfil e da parte cognitiva do participante. Seguiu-se com a aplicação de questionários com todos os envolvidos diretamente com o aprendizado do estudante. Com base nos dados obtidos elaboramos uma sequência didática e aplicamos no período de intervenção. As intervenções aconteceram com o propósito de discutir metodologias e práticas para ensinar a matemática de forma dinâmica, utilizando material concreto e desse modo cooperar com o processo de inclusão do estudante na instituição participante. Como resultados identifico u- se as possibilidades de alfabetizar a criança com síndrome de Down, um processo legitimo e possível, a partir da utilização de material concreto o que possibilitou o entendimento de sua individualidade e limitações. Sendo assim conclui-se que a criança com síndrome de Down possui suas limitações e necessita de acompanhamento especializado, profissionais capacitados e práticas pedagógicas adequadas que o estimulem logo cedo o seu desenvolvimento físico e intelectual para que haja avanços no processo de escolarização no ciclo de alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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