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metadata.dc.type: TCC
Title: O uso de materiais concretos matemáticos como ferramenta auxiliadora no processo cognitivo de pessoas idosas
metadata.dc.creator: Gomes, Ana Claudia de Pontes
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como foco principal analisar os impactos da utilização de materiais didáticos no ensino da Matemática com pessoas idosas no processo de letramento. Para maior compreensão deste estudo, elencamos uma série de informações acerca de documentos oficiais e referenciais teóricos, evidenciando abordagens imprescindíveis que envolvem o tema investigado. Desta forma, utilizamos documentos oficiais tais como: a Constituição Federal - CF (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (BRASIL, 1996), o Parecer CNE/CEB no 36/2001 (BRASIL, 2013), a Resolução CNE/CEB no 1/2002, (BRASIL, 2013), os Parâmetros Curriculares da Educação - PCN (BRASIL, 1997) e os principais autores: Alheit e Dausien (2006), Caldart (2004), Farias e Rêgo (2016), Fernandes e Molina (2005) Munarim (2001), Oliveira (2009), Gonçalves (2009), Gadotti (2016), entre outros. A metodologia de pesquisa ação foi realizada por três etapas: diagnóstica, período de intervenção e verificação final. Iniciamos aplicando uma atividade diagnóstica, envolvendo o material dourado com a intensão de explorar os saberes peexistentes do participante referentes aos conhecimentos da matemática. Após a execução e análise deste recurso metodológico, foi possível planejar uma continuidade de intervenções que perdurou o mês de janeiro até o mês de maio do decorrente ano. E finalmente, aplicamos uma atividade de verificação final dos conhecimentos assimilados do participante. Como resultado constatou-se que a utilização de atividades com o uso de materiais concretos favoreceu a assimilação de novos conhecimentos envolvendo a numeralização, consequentemente, ativando a memória e o pensamento lógico-abstrato no participante. Concluímos que o processo de ensino e aprendizagem ocorre ao longo de toda a vida, e que este oportuniza a assimilação de conhecimentos do sujeito, independentemente da idade que possua. Sendo assim, de forma singular, consideramos que os conhecimentos matemáticos podem favorecer o desenvolvimento da cognição dos que possuem a terceira idade, quando bem direcionados a este fim.
Abstract: The present research had as main focus to analyze the impacts of the use of didactic materials in the teaching of Mathematics with elderly people in the literacy process. For a better understanding of this study, we list a series of information about official documents and theoretical references, evidencing essential approaches that involve the researched topic. In this way , we use official documents such as: the Federal Constitution - CF (1988), the Law on Guidelines and Bases of Education - LDB (BRASIL, 1996), CNE/CEB Opinion no 36/2001 (BRASIL, 2013), the Resolution CNE/CEB no 1/2002, (BRASIL, 2013),the National Curricular Parameters - PCN (BRASIL, 1997) and the main authors: Alheit and Dausien (2006), Caldart (2004), Farias and Rêgo (2016), Fernandes and Molina (2005) Munarim (2001), Oliveira (2009), Gonçalves (2009), Gadotti (2016), among others. The research methodology legitimized in this study was of the type of action research with a qualitative approach, being performed with an elderly person during the period from January to May, 2018. The action methodology was characterized by three stages: diagnosis, intervention period and verification Last. We started by applying a diagnostic activity involving the golden material with the intention of exploring the participant’s preexisting knowledge regarding mathematics knowledge. After the execution and analysis of this methodological resource, it was possible to plan a continuity of interventions that lasted from January to May of the current year. And finally, we apply a final verification activity of the assimilated knowledge of the participant. As e result, it was found that the use of activities with the use of concrete materials favored the assimilation of new knowledge involving numeration, consequently, activating memory and logical-abstract thinking in the participant. We conclude that the process of teaching and learning takes place throughout life, and that this allows the assimilation of knowledge of the subject, regardless of age. Thus, in a singular way, we consider that mathematical knowledge can favor the development of the cognition of those who have the old age, when well directed to this end.
Keywords: Educação do campo
Materiais - concretos
Processo cognitivo
Terceira idade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13902
Issue Date: 8-Jun-2018
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