Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13905
metadata.dc.type: TCC
Title: Leituras e práticas: entre emoções e descobertas.
metadata.dc.creator: Silva, Juliana de Jesus Soares da
metadata.dc.contributor.advisor1: Paiva, Eliane Bezerra
metadata.dc.description.resumo: A leitura é imprescindível para se viver em sociedade. O ato de ler e sua compreensão modificam o homem e sua capacidade de percepção de mundo,e o prazer pela leitura constrói indivíduos pensantes, formadores de opiniões. A presente pesquisa de caráter exploratório-descritivo, sob uma abordagem quantiqualitativa, teve como objetivo geral analisar as práticas de leitura dos alunos concluintes do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB período letivo 2015.2. O universo da pesquisa constitui-se por 20 (vinte) concluintes e o instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os resultados obtidos na pesquisa são apresentados em Tabelas. A análise dos dados apontou que os estudantes se consideram leitores, embora leiam pouco. Por se tratar de um curso de Biblioteconomia, que requer da profissão muita leitura para compreender o universo diversificado dos usuários, para poder transmitir uma informação de qualidade e precisa, torna-se necessário que os bibliotecários sejam leitores assíduos. Concluise que a leitura é fundamental na vida dos indivíduos pois a mesma abre diversas possibilidades de conhecer-se e modificar o seu meio social mediante uma leitura consciente. Os alunos concluintes devem estar cientes de sua responsabilidade social de formar leitores e ampliar as suas práticas de leitura.
Abstract: The research with descriptive exploratory-character, in a quantitative and qualitative approach, aimed to analyze the reading practices of the graduating students of the Undergraduate Course in Library of UFPB from semester 2015.2. The research universe consisted of 20 (twenty) graduates and the data collection instrument the questionnaire. The results obtained in the research were presented in Tables. Data analysis showed that the students consider themselves readers, althoughthey read little.Because it is a course of Librarianship that requires a lot of reading of the profession to understand the diverse universe of users, in order to convey a quality and accurate information, it is necessary that librarians are assiduous readers. It is concluded that reading is fundamental in the lives of individuals because it opens many possibilities to know and modify their social environment through a conscious reading. The graduating students should be aware of their social responsibility to educate readers and expand their reading practices.
Keywords: Leitura
Incentivo cultural
Incentivo à leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13905
Issue Date: 22-Jun-2016
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JJSS21.03.2019.pdf657,48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons