Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Thylanny Conceição Araújo dos-
dc.date.accessioned2019-03-26T11:51:25Z-
dc.date.available2018-03-19-
dc.date.available2019-03-26T11:51:25Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13924-
dc.description.abstractThis study has the central theme The influence of Literate Environment in the Process of Literacy, showing that reading and writing are the main tools for insertion in the world where students can communicate, access information, to express and defend their opinions. The aim of this study is to investigate the influences that occur in the learning of students who live in literate environment. The study corpus is developed by a theoretical framework implemented by Koch and Elias (2006 and 2009) on reading, writing and understanding; Freire (1982), about the importance of the act of reading; searches made by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky (1999) on the psychogenesis of the written language, by kleimam (1999) and Smith (2006), among others. The survey consists of interviews and observations of classes held at the Municipal School Severino Alves Barbosa, located in the town of Sape PB. The studies have descriptively and analytically, from observations in the search field. The results showed that teaching practices of reading and writing the in the initial series, there have been a traditionalist form and renewed, in which the synthetic and analytical methods literacy prevail, resulting in a work that considers the language in its appearance partner interactional. In this sense, the use of various texts exist in pedagogical practices and, therefore, the literacy process is done, in a literacy perspective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-03-26T11:51:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCAS19032018.pdf: 904425 bytes, checksum: d11bfd3452e3b39d366da0f2764f3165 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-26T11:51:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCAS19032018.pdf: 904425 bytes, checksum: d11bfd3452e3b39d366da0f2764f3165 (MD5) Previous issue date: 2016-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleA influência do ambiente letrado no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa-
dc.description.resumoO presente estudo tem por tema central A influência do ambiente letrado no processo de alfabetização, mostrando que a leitura e a escrita são ferramentas principais para a inserção no mundo, com que os alunos podem se comunicar, ter acesso às informações, se expressar e defender suas opiniões. O objetivo geral deste trabalho é investigar as influências que ocorrem no aprendizado de alunos que vivem em ambiente letrado. O corpus de estudo é investigado a partir do referencial teórico respaldado por Koch e Elias (2006 e 2009), sobre ler, escrever e compreender; Freire (1982), sobre a importância do ato de ler; pesquisas realizadas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999), sobre a psicogênese da língua escrita; e por kleiman (1999) e Soares (2006), sobre o letramento, dentre outros. A pesquisa é constituída por observações e entrevistas das aulas realizadas na Escola Municipal Severino Alves Barbosa, situada na cidade de Sapé PB. Os estudos se deram de forma descritiva e analítica, a partir de observações no campo de pesquisa. Os resultados apontaram que as práticas de ensino da leitura e da escrita, nas séries inicias, têm ocorrido de forma tradicionalista e renovada, em que os métodos sintéticos e analíticos de alfabetização prevalecem, resultando em um trabalho que considera a língua em seu aspecto sociointeracionista. Nesse sentido, o uso de diversos textos existe nas práticas pedagógicas e, logo, o processo de alfabetização se faz em uma perspectiva do letramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCAS19032018.pdf883,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons