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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13925
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fabíola Ramalho dos-
dc.date.accessioned2019-03-26T12:27:10Z-
dc.date.available2018-06-25-
dc.date.available2019-03-26T12:27:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13925-
dc.description.abstractThis research had the general objective of investigating the school management process from the perspective of pedagogy of projects in the context of Nossa Senhora do Carmo School, located in the rural area of Bananeiras, Paraíba. Specifically, it aimed to relate the role of democratic school management in the pedagogical perspective of projects and their implications for the education of the field and to reflect on the importance of pedagogy of projects as a democratic space for community participation in school management processes. education in the field. In this way, it is characterized as a field research, of descriptive exploratory character, whose analyzes started from the qualitative approach of the data in the light of theoretical approaches of Popular Education, of the Democratic Management and Project Pedagogy. As data collection procedures, bibliographical and documentary research was carried out, direct and non-participant observation, as well as semi-structured interviews with the 3 counselors of Nossa Senhora do Carmo School. It is concluded that Nossa Senhora do Carmo School develops a democratic-participative management and has mechanisms of participation of the school community that work in an effective way to guarantee the exercise of participation and citizenship, consequently, promoting the process of democracy. Therefore, the methodological context of the Pedagogy of Projects carried out in said school presents a pedagogical work articulated with all segments of the school, especially with the management, in order to develop a methodology based on educational projects that try to reconstruct the teaching-learning processes, as a step towards an innovative education. In this way, Project Pedagogy starts from the interest and reality of its students, understanding them as knowledge- building beings and teachers as mediators of scientific knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-03-26T12:27:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FRS25062018.pdf: 1449884 bytes, checksum: ceca8b2dc50e24f7db985ed9db2a5c61 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleGestão escolar na perspectiva da pedagogia de projetos: interlocuções e práticas em uma escola do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Fernanda Mendes Cabral Albuquerque-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve o objetivo geral de investigar o processo de gestão escolar na perspectiva da pedagogia de projetos no contexto da Escola Nossa Senhora do Carmo, localizada na zona rural de Bananeiras, Paraíba. Para tanto, especificamente, visou relacionar o papel da gestão escolar democrática na perspectiva pedagógica de projetos e suas implicações para a educação do/no campo e refletir sobre a importância da pedagogia de projetos como espaço democrático de participação da comunidade nos processos de gestão escolar da educação do/no campo. Desse modo, se caracteriza como uma pesquisa campo, de caráter exploratório descritivo, cujas análises partiram da abordagem qualitativa dos dados à luz de abordagens teóricas da Educação Popular, da Gestão democrática e da Pedagogia de Projetos. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, observação direta e não- participante, além de entrevistas semiestruturadas junto à 3 conselheiras da Escola Nossa Senhora do Carmo. Conclui-se que a Escola Nossa Senhora do Carmo desenvolve uma gestão democrático-participativa e dispõe de mecanismos de participação da comunidade escolar que funcionam de forma efetiva a garantir o exercício de participação e de cidadania, consequentemente, promovendo o processo de democracia. Portanto, o contexto metodológico da Pedagogia de Projetos realizado na referida escola, apresenta um trabalho pedagógico articulado com todos os segmentos da escola, especialmente com a gestão, a fim de desenvolver uma metodologia baseada em projetos educativos que tentam reconstruir os processos de ensino-aprendizagem, como passo para uma educação inovadora. Desse modo, a Pedagogia de Projetos parte do interesse e realidade de seus alunos, compreendendo-os como seres construtores de conhecimentos e os professores como mediadores dos conhecimentos científicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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