Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Elisangela Leandro da-
dc.date.accessioned2019-03-26T13:29:48Z-
dc.date.available2018-06-26-
dc.date.available2019-03-26T13:29:48Z-
dc.date.issued2018-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13928-
dc.description.abstractThis work addresses the gendered debate focused on a rural education perspective. In addition, it seeks dialogue between popular education and social movements, precisely with the women’s movement, the countryside, understanding the need for the connections between class, gender and social movements. We seek to base not only feminist studies that define gender inequality as a cultural and non-biological heritage, but also conduct studies on inequality between social classes. The guiding questions seeks to answer on how the teacher training to act on the contents on gender with respect to the questions related to the body and sexuality, in a class of the 1st year of fundamental education, of the Rural School of Fundamental Education Deputado José Mariz, located in the Municipality of Conde – PB. And the proposed objectives were exploratory, descriptive and explanatory, trying to show how the teacher training to act in the contents related to gender in matters related to the body and sexuality in a class of 1 st year of elementary school I, in said school investigated. The methodology consisted of a qualitative approach of the type that analyzes the phenomena through the collection of narrative data, studying the particularities and individual experiences, in this case we used an open questionnaire for the teacher and management team, interview and observation in the classroom. The results pointed to the emergence of teacher education already in the first stages of elementary education, as well as the teaching about gender, in rural education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-03-26T13:29:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ELS26062018.pdf: 1845907 bytes, checksum: 05863f0b2e211bfdfeeb2054c4a66a70 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-26T13:29:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ELS26062018.pdf: 1845907 bytes, checksum: 05863f0b2e211bfdfeeb2054c4a66a70 (MD5) Previous issue date: 2018-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleGênero em debate: um olhar sobre a formação docente na Escola do Campo de Ensino Fundamental Deputado José Marizpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso, aborda o debate de gênero focalizado numa perspectiva da educação do campo. Além disso, busca o diálogo entre a educação popular e os movimentos sociais, precisamente, com o movimento de mulheres, do campo, compreendendo a necessidade das conexões entre classe, gênero e os movimentos sociais. Buscamos base não só em estudos feministas que definem a desigualdade de gênero como herança cultural e não biológica, como também realizamos estudos sobre a desigualdade entre classes sociais. A questão norteadora busca responder sobre como se deu a formação docente para atuar nos conteúdos sobre as questões de gênero, numa turma de 1o ano do ensino fundamental, da Escola do Campo de Ensino Fundamental Deputado José Mariz, Localizado no Município do Conde – PB. Os objetivos propostos foram exploratórios, descritivos e explicativos procurando evidenciar como se deu a formação docente para atuar nos conteúdos relacionados a gênero, em uma turma de 1o ano do ensino fundamental I, na referida escola investigada. A metodologia consistiu-se em uma abordagem qualitativa do tipo que analisa os fenômenos através da coleta de dados narrativos, estudando as particularidades e experiências individuais, neste caso utilizamos na entrevista, um questionário aberto, aplicado à professora da turma, a coordenadora educacional da escola e a Diretora adjunta da mesma instituição, além da observação dos alunos, em sala de aula, sala de vídeo e recreação. Os resultados apontaram para a emergência da formação docente já nas primeiras fases do ensino fundamental quanto o ensino sobre gênero, na educação do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELS26062018.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons