Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13928
Tipo: TCC
Título: Gênero em debate: um olhar sobre a formação docente na Escola do Campo de Ensino Fundamental Deputado José Mariz
Autor(es): Silva, Elisangela Leandro da
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, aborda o debate de gênero focalizado numa perspectiva da educação do campo. Além disso, busca o diálogo entre a educação popular e os movimentos sociais, precisamente, com o movimento de mulheres, do campo, compreendendo a necessidade das conexões entre classe, gênero e os movimentos sociais. Buscamos base não só em estudos feministas que definem a desigualdade de gênero como herança cultural e não biológica, como também realizamos estudos sobre a desigualdade entre classes sociais. A questão norteadora busca responder sobre como se deu a formação docente para atuar nos conteúdos sobre as questões de gênero, numa turma de 1o ano do ensino fundamental, da Escola do Campo de Ensino Fundamental Deputado José Mariz, Localizado no Município do Conde – PB. Os objetivos propostos foram exploratórios, descritivos e explicativos procurando evidenciar como se deu a formação docente para atuar nos conteúdos relacionados a gênero, em uma turma de 1o ano do ensino fundamental I, na referida escola investigada. A metodologia consistiu-se em uma abordagem qualitativa do tipo que analisa os fenômenos através da coleta de dados narrativos, estudando as particularidades e experiências individuais, neste caso utilizamos na entrevista, um questionário aberto, aplicado à professora da turma, a coordenadora educacional da escola e a Diretora adjunta da mesma instituição, além da observação dos alunos, em sala de aula, sala de vídeo e recreação. Os resultados apontaram para a emergência da formação docente já nas primeiras fases do ensino fundamental quanto o ensino sobre gênero, na educação do campo.
Abstract: This work addresses the gendered debate focused on a rural education perspective. In addition, it seeks dialogue between popular education and social movements, precisely with the women’s movement, the countryside, understanding the need for the connections between class, gender and social movements. We seek to base not only feminist studies that define gender inequality as a cultural and non-biological heritage, but also conduct studies on inequality between social classes. The guiding questions seeks to answer on how the teacher training to act on the contents on gender with respect to the questions related to the body and sexuality, in a class of the 1st year of fundamental education, of the Rural School of Fundamental Education Deputado José Mariz, located in the Municipality of Conde – PB. And the proposed objectives were exploratory, descriptive and explanatory, trying to show how the teacher training to act in the contents related to gender in matters related to the body and sexuality in a class of 1 st year of elementary school I, in said school investigated. The methodology consisted of a qualitative approach of the type that analyzes the phenomena through the collection of narrative data, studying the particularities and individual experiences, in this case we used an open questionnaire for the teacher and management team, interview and observation in the classroom. The results pointed to the emergence of teacher education already in the first stages of elementary education, as well as the teaching about gender, in rural education.
Palavras-chave: Educação do campo
Gênero
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13928
Data do documento: 12-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELS26062018.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons