Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Cícero Madeiro da-
dc.date.accessioned2019-03-26T14:18:09Z-
dc.date.available2018-06-26-
dc.date.available2019-03-26T14:18:09Z-
dc.date.issued2018-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13931-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to understand the importance of Indigenous Education in the teaching-learning process at the EJA at the Municipal School of Elementary Education Maria das Dores Borges. Therefore, the guiding question of the research was: How is the contribution of Indigenous Education in the teaching-learning process in Youth and Adult Education at the Municipal School of Elementary Education Maria das Dores Borges? Having as general objective To understand the importance of Indigenous Education in the teaching-learning process, in the EJA, at the Municipal School of Elementary Education Maria das Dores Borges. The specific objectives sought to identify the contents in the teaching-learning methodological practice of Indigenous Education in the EJA; to describe the methodologies in the teaching- learning process within the scope of the EJA at the Maria das Dores Borges Municipal School of Education and to reflect on the importance of the Indigenous Education in the EJA at the said School. This research was delineated of the qualitative type, as far as the descriptive exploratory and approach, regarding the objectives. Our sources were bibliographical and our co-subjects were indigenous teachers and non-indigenous teachers. The data collection procedures were the systematic observation and the application of a questionnaire with open assertive and dissertations related to our objectives. The results pointed out that Indigenous education is still in the process of implementation and that even with the perspective of differentiated education already being a reality there are still obstacles regarding the process of teaching learning in the EJA modality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-03-26T14:18:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMC26062018.pdf: 966500 bytes, checksum: 9b45978de84887d310eaf6bc231e8e3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-26T14:18:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMC26062018.pdf: 966500 bytes, checksum: 9b45978de84887d310eaf6bc231e8e3c (MD5) Previous issue date: 2018-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos (EJA) na perspectiva indígena: um olhar para as práticas integradas na Escola Municipal Maria das Dores Borgespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo Compreender a importância da Educação Indígena no processo ensino-aprendizagem, na EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Dores Borges. Para tanto, a questão norteadora da pesquisa foi: Como se dá a contribuição da Educação Indígena no processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Dores Borges? Tendo como objetivo geral Compreender a importância da Educação Indígena no processo ensino-aprendizagem, na EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Dores Borges. Os objetivos específicos buscaram identificar os conteúdos na prática metodológica de ensino-aprendizagem da Educação Indígena na EJA; descrever as metodologias no processo ensino-aprendizagem no âmbito da EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Dores Borges e refletir sobre a importância da Educação Indígena na EJA, na referida Escola. Esta pesquisa foi delineada do tipo qualitativa, quanto à abordagem e exploratória descritiva, quanto aos objetivos. As nossas fontes foram bibliográficas e os nossos co-sujeitos foram docentes indígenas e docentes não indígenas. Os procedimentos de coleta de dados foram à observação sistemática e a aplicação de um questionário com assertivas abertas e dissertativas relacionadas aos nossos objetivos. Os resultados apontaram que a educação Indígena ainda está em processo de implementação e que mesmo com a perspectiva da educação diferenciada já ser uma realidade ainda existem entraves quanto ao processo do ensino aprendizagem na modalidade da EJA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMC26062018.pdf943,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons