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metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção discente sobre a integração ensino-serviço na formação profissional em saúde
metadata.dc.creator: Barbosa, Carlos Henrique Madruga
metadata.dc.contributor.advisor1: Pessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernanda
metadata.dc.description.resumo: A integração ensino-serviço é representada pelo trabalho coletivo e integrado de estudantes e professores da área da saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços. Assim, não é possível pensar na mudança da formação dos profissionais de saúde sem se debater sobre a articulação ensino- serviço. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa por meio da realização de entrevista com roteiro semiestruturado a estudantes dos cursos da área da saúde. Participaram 22 estudantes dos cursos da grande área da saúde com objetivo de analisar a integração ensino-serviço para a formação dos futuros profissionais de saúde egressos de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Foi utilizado instrumento validado para avaliação de cursos a partir da Diretrizes Curriculares Nacionais com enfoque na dimensão Integração ensino serviço. Os resultados foram sistematizados em duas categorias de análise: Atividades de Estágio e Vivência no SUS. O estudo evidenciou a importância da universidade nas vivências nos estágios, a integração ensino-serviço-comunidade, a importância da preceptoria nos campos de estágios, de que forma estão organizados os estágios nos cursos analisados. Conclui-se que os participantes compreendem a integração ensino serviço como potencial estratégia colaboradora do processo de mudança na formação em saúde, apesar das dificuldades encontradas em alguns cursos.
Abstract: The teaching-service integration is represented by the collective and integrated work of students and teachers in the health area with workers who make up the services teams. Thus, it is not possible to think about the change in the training of health professionals without discussing the teaching-service articulation. This is a study with a qualitative approach by means of an interview with a semi-structured script to students of the courses of the health area. Twenty-two students participated in the courses in the health area, with the objective of analyzing the teaching-service integration for the training of future health professionals from a public university in the Northeast of Brazil. A validated instrument was used to evaluate courses based on the National Curricular Guidelines focusing on the dimension Teaching-service integration. The results were systematized in two categories of analysis: Stage and Experience Activities in SUS. The study evidenced the importance of the university in the experiences in the stages, the integration teaching-service-community, the importance of the preceptoria in the fields of internships, in what way the internships in the analyzed courses are organized. It is concluded that the participants understand the teaching-service integration as a potential collaborative strategy of the process of change in health education, despite the difficulties encountered in some courses.
Keywords: Profissionais de saúde
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Ensino
Sistema Único de Saúde
Odontologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Odontologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13950
Issue Date: 11-Jun-2018
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