Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1396
Tipo: TCC
Título: A importância da leitura como atividade para o desenvolvimento cognitivo do educando
Autor(es): Sousa, Ana Alexandre da Silva
Oliveira, Ana Regina de Sena
Batista, Felipe Nunes
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Claurênia Abreu de A.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar se as atividades de leituratêm influências no processo de desenvolvimentocognitivodos educandos, bem como verificar quais atividades de leituraexistem na instituição pesquisada e, consequentemente, a identificação dos espaços e materiaisdisponíveis para a realização dasatividades. A metodologia utilizada foi apesquisa qualitativa, através de observações e questionário.Foram pesquisadasduas instituições sendoumalocalizadana cidade de Sapée outrana cidade de Bayeux.Nas observações tivemos a colaboração de três professoras, mas apenas duas responderam o questionário. Duas oficineirasdo projeto “Mais Educação”e duas monitoras de AEE (Atendimento Educacional Especializado)contribuíram tanto nas observações quanto nosquestionários. Apesquisa foi realizada em duasturmassendo uma da Educação Infantil outra deEducação Especial.Na turma de Educação Especial observamos alguns alunos que apresentavam deficiência intelectual. Detectamosque a leitura éfeita de forma diferenciada,a professora utilizando livros sensoriais para motivar o ato de ler.Dessamaneira,notificamos que os alunos com deficiência intelectual, aprendem a ler através de materiais concretos.Destacamoscomoponto negativoa dificuldade da professora em darassistência a todos os alunos.Nossa análise foi baseada no registro das visitas em duasturmas, e com base nos resultados dos questionários realizados com asprofessoras, asoficineirase asmonitoras. A partir das análises dos dados obtidos, constatamos que os participantes da pesquisa têm conhecimento da importância do ato de lerpara o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem do educando.
Abstract: This study aimed to investigate whether the reading activities have influences in the development process and cognitive learners and see what reading activities are in the research institution and hence the identification of spaces and materials available to carry out activities . The methodology used was the qualitative research, through observation and questionnaire. The institutions surveyed researched were the State Elementary School, located in Sapé, Thatcham and Municipal Elementary school of Bayeux. The observations we had the collaboration of three teachers, but only two answered the questionnaire. Four workshops design More education contributed both observations in the questionnaires. The survey was conducted in two groups being one from kindergarten one that had special education. In Special Education class we observed some students who have intellectual disabilities, and detected that the reading is done in a different way where the teacher uses sensory books to whet the act of reading, thereby notify that students with intellectual disabilities, they learn to read through the concrete material. However, also highlight how negative the difficulty of the teacher in providing assistance to all students. Our analysis was based on the record of visits in three classes, and based on the results of questionnaires conducted with both teachers and the four workshops. From the analysis of the obtained data, we found that the survey participants aware of the importance of the act of reading to the development of the teaching learning process of the learner.
Palavras-chave: Leitura
Ensino - aprendizagem
Aluno - desenvolvimento educacional
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1396
Data do documento: 10-Out-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AASS10102016.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.