Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14030
Tipo: TCC
Título: Ações educacionais do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB (2007-2015): construindo uma cultura de paz
Autor(es): Ferrer, Rossana Farias Queiroz
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Elizete Guimarães
Resumo: O atual trabalho apresenta uma reflexão sobre as ações educacionais desenvolvidas pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB (2007-2015), considerando seus percursos e suas práticas educativas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da construção de uma cultura de paz. As instituições educacionais em direitos humanos possuem uma relevância inegável para a comunidade onde estão inseridas, observando sua atuação educativa pela realização de direitos e contra violações, como é o caso do NCDH. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que proporcionou um diálogo híbrido entre fontes documentais e bibliográficas, tendo como foco as ações educacionais do Núcleo. A metodologia possibilitou um diálogo entre essas fontes, promovendo uma discussão reflexiva sobre as práticas educacionais desenvolvidas, bem como, permitindo interfaces entre história e direitos humanos. Foram contemplados os diálogos com os estudos de Le Goff (2003), Hobsbawn (1995), Magalhães (2004), Carvalho (2009), entre outros, e com documentos como: o Programa Nacional de Direitos Humanos 3 – PNDH-3 e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Também foram encontrados documentos legais como resoluções de criação e organização do NCDH, relatórios de atividades, produções acadêmicas, projetos de pesquisa, grupos de estudos, além de fontes iconográficas. Por meio desses conhecimentos, constatamos as contribuições do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB para a comunidade acadêmica e sociedade, pois através de sua atuação possibilita a disseminação da educação em direitos humanos constituindo um importante instrumento de mediação para a transformação das relações entre os seres humanos, e destes com o mundo, de forma a subsidiar processos de afirmação como sujeitos em convivência com o outro.
Abstract: The present work presents a reflection on the educational actions developed by the Center for Citizenship and Human Rights of the UFPB (2007-2015), considering its paths and its educational practices in the scope of teaching, research and extension in the perspective of the construction of a culture of peace . The human rights educational institutions have undeniable relevance to the community where they are inserted, observing their educational action for the realization of rights and against violations, as is the case of the NCDH. It is a qualitative research that provided a hybrid dialogue between documentary and bibliographic sources, focusing on the educational actions of the Nucleus. The methodology enabled a dialogue between these sources, promoting a reflexive discussion about the educational practices developed, as well as allowing interfaces between history and human rights. The dialogues with the studies of Le Goff (2003), Hobsbawn (1995), Magalhães (2004), Carvalho (2009), among others, and with documents such as the National Human Rights Program 3 - PNDH-3 and the National Human Rights Education Plan. Legal documents were also found, such as resolutions to create and organize the NCDH, activity reports, academic productions, research projects, study groups, and iconographic sources. Through this knowledge, we verified the contributions of the Citizenship and Human Rights Nucleus of the UFPB to the academic community and society, because through its activities it facilitates the dissemination of human rights education, constituting an important instrument of mediation for the transformation of the relations between the human beings, and of these with the world, in order to subsidize processes of affirmation as subjects in coexistence with the other.
Palavras-chave: Ações educacionais
Instituições educacionais
Direitos humanos
Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos - UFPB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14030
Data do documento: 5-Out-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFQF29112018.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons