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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14033| Tipo: | TCC |
| Título: | Contribuições do estágio supervisionado na socioeducação para a formação docente: um relato de experiência |
| Autor(es): | Soares, Natália Marques da Silva |
| Primeiro Orientador: | Miranda, Maria da Conceição Gomes de |
| Resumo: | Este trabalho objetiva refletir sobre as experiências vivenciadas durante os Estágios Supervisionados IV e V, realizados numa instituição socioeducativa durante o ano de 2018. Nesse sentido, o trabalho se desenvolve a partir de 3 etapas de pesquisa: bibliográfica, na qual faço uma análise bibliográfica e de abordagem descritiva dessas experiências; documental, uma vez que reviso documentos pertinentes para a discussão do tema; e, um relato de experiência, que se configura como a base do trabalho, através da observação participante. Com isso, pretendo ainda com este trabalho contribuir para a desmistificação existente no que se refere ao ambiente socioeducativo, uma vez que, para o senso comum, os adolescentes são comumente tidos como presos. Tendo em vista que, o campo socioeducativo também se configura numa área de atuação pedagógica, mesmo sendo pouco discutido e/ou visibilizado na academia, reitero a importância em discutir o tema. Neste sentido, escolhi como mote o diálogo com teóricos/as como: Oliveira e Alencar (2012), Lima e Pimenta (2011), Zabala (1998). Além destes, utilizo documentos oficiais do governo, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (2012), entre outros livros específicos sobre a socioeducação na Paraíba, como o Plano Decenal 2015-2024 (2015), elaborado pelo Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo da Paraíba. Utilizo, também, documentos oficiais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como a Resolução do Curso de Pedagogia N° 64/2006, para subsidiar a discussão sobre as vivências durante o curso, bem como os estágios supervisionados, e, o direcionamento formativo ao longo da minha formação. As experiências e aprendizagens adquiridos no campo socioeducativo enriqueceram tanto a minha formação pessoal quanto a docente, o que me possibilitou um novo olhar para a atuação pedagógica que desejo desempenhar, em especial, em espaços pouco visibilizados, como o espaço escolar socioeducativo, ao qual se preocupa com a escolarização e a ressocialização de adolescentes e jovens em conflito com a lei e/ou privados de liberdade. Nesse sentido, os resultados obtidos com esse trabalho demonstram os desafios de se trabalhar no campo socioeducativo, além de apresentar alternativas possíveis para uma atuação pedagógica dinâmica e significativa. |
| Abstract: | This work aims to reflect on the experiences lived during Supervised Internships IV and V, carried out in a socio-educational institution during the year 2018. In this sense, the work is developed from 3 stages of research: bibliographical, in which I make a bibliographical analysis and descriptive approach of these experiences; as I review documents relevant to the discussion of the topic; and an experience report, which is the basis of the work, through participant observation. With this in mind, I intend to contribute to the demystification of the socio-educational environment, since, for the common sense, adolescents are commonly seen as prisoners. Considering that the socio-educational field is also in an area of pedagogical activity, even though it is little discussed and / or made visible in academia, I reiterate the importance of discussing the topic. In this sense, I chose as a motto the dialogue with theorists such as: Oliveira and Alencar (2012), Lima and Pimenta (2011), Zabala (1998). In addition, I use official government documents, such as the Federal Constitution of 1988, the Child and Adolescent Statute (1990), the National Socio-Educational Service System (2012), among other specific books on socio-education in Paraíba, Decennial 2015-2024 (2015), elaborated by the State Plan of Socio-Educational Assistance of Paraíba. I also use official documents of the Federal University of Paraíba (UFPB) as the Resolution of the Course of Pedagogy N ° 64/2006, to subsidize the discussion about the experiences during the course, as well as the supervised internships, and the formative orientation to the during my training. The experiences and learning acquired in the socio-educational field have enriched both my personal and teacher training, which has enabled me to take a new look at the pedagogical activity that I wish to perform, especially in areas that are not very visible, such as the socio- educational school space. is concerned with the schooling and re-socialization of adolescents and young people in conflict with the law and / or deprived of their liberty. In this sense, the results obtained with this work demonstrate the challenges of working in the socio- educational field, besides presenting possible alternatives for a dynamic and meaningful pedagogical performance. |
| Palavras-chave: | Estágio supervisionado Socioeducação Relato de experiência Formação docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14033 |
| Data do documento: | 14-Dez-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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