Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14034
Tipo: TCC
Título: Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
Autor(es): Silva, Bruna Meirellis Rodrigues da
Primeiro Orientador: Furtado, Quézia Villa Flôr
Resumo: Estamos inseridos em uma sociedade letrada e, portanto, estamos em constante contato com os códigos da língua escrita, partindo dessa perspectiva não se deve ignorar os saberes que cada aluno leva consigo para a sala de aula, eles não são folhas em branco onde os professores irão inserir neles as primeiras impressões dos códigos escritos, levam para as salas de aula uma bagagem de conhecimentos e experiências. Sendo assim, a pesquisa sobre Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo principal identificar como se dá o processo de alfabetização na perspectiva do letramento nas salas de aula da EJA. Tendo como campo de pesquisa as escolas, Escola Municipal Maria da Penha de Paiva Silva e Escola Municipal Vereador Nelson Clemens Cordeiro Guedes, do município de Caldas Brandão-PB, em que os sujeitos da pesquisa foram três professoras da EJA. A metodologia utilizada foi qualitativa, bibliográfica e o instrumento aplicado foi uma entrevista semi-estruturada com perguntas abertas, acompanhado de observações e dos registros junto ao diário de bordo. Os referenciais teóricos utilizados na pesquisa foram: Albuquerque; Morais; Ferreira (2013), Freire (1982/2006), Moll (2011), Schwartz (2012) e Soares (2004). A partir da análise dos dados foi percebido que ainda temos profissionais atuantes na EJA que não conhece o conceito de letramento, por isso não consegue alfabetizar na perspectiva do letramento, logo não promove a criticidade a partir da alfabetização, é preciso alfabetizar para a criticidade, para que estes educando sejam protagonistas de suas histórias, não podemos retroceder.
Abstract: We are inserted in a legitimate society, and therefore we are in constant contact with the codes of the written language, and by the way of the perspective, it is not to ignore the wisdom that every student is to be able to get to the classroom, they are not the most unnatural leaf where the teachers will insert them into the first impressions of the codes written, take to the classroom of knowledge and experiments. So, the research on alphabetization and letrings in the education of young and adults have as primary objective to identify how the Alphabetizing process is in the perspective of the letrings in EJA classrooms. Having as a field of research as schools, Municipal School Maria da Penha de Paiva Silva and Municipal School Vereador Nelson Clemens Cordeiro Guedes, from the county of Brandon - PB brownstone, in which the subject of research was three teachers from EJA. The methodology used was qualitative, biiiographic, and the applied instrument was a semi structured interview with open questions, accompanied by observations and records with the logbook. The theoretical references used in the research were: Albuquerque; Morais; Ferreira (2013), Freire (1982/2006), Moll (2011), Schwartz (2012) and Soares (2004). From the data analysis we've been realizing we still have the pros of the pros in EJA that doesn t know the concept of the letring, so it can't alphabetize the letro S perspective, so it's a bit of a criticiency from the alphabetization, it takes Alphabetizing to criticize, so that these educated people are protagonists from their stories, we can t retract.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Educação de jovens e adultos
Analfabetismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14034
Data do documento: 5-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMRS30112018.pdf724,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons