Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14051| Tipo: | TCC |
| Título: | A contribuição do Movimento Brasileiro de Educação – MOBRAL para a educação de adultos no Brasil no período do regime militar |
| Autor(es): | Leite, Priscila da Silva Macêdo, Rúbia de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Ireland, Timothy Denis |
| Resumo: | O nosso trabalho apresenta um resgate histórico sobre o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL e do contexto social na qual este movimento estava inserido. Criado pela Lei n°. 5.379 de 15 de dezembro de 1967, só começou suas atividades em 08 de Setembro de 1970, em meio ao ‘entusiasmo pedagógico’. Iniciado durante o período da Ditadura Militar de 1964 foi alvo duras críticas por promover a ideologia do governo. Por considerarmos o MOBRAL, o programa de alfabetização de massa mais significativo dentre os existentes no país, analisamos as contribuições que este programa trouxe para a Educação de Adultos na época da Ditadura Militar no Brasil, considerando as inúmeras tentativas de erradicar o analfabetismo, realizadas em nosso país. A realização deste trabalho deu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, com autores que estudaram o movimento, e/ou participaram do MOBRAL, com a finalidade de analisar e compreender as reais contribuições trazidas, pelo MOBRAL, para a Educação de Adultos. Dentre as várias contribuições trazidas pelo MOBRAL, podemos citar o material próprio para alunos e professores que programa disponibilizou gratuitamente e a implementação da educação continuada no Brasil. |
| Abstract: | This monograph seeks to recover the history of the Brazilian Literacy Movement – MOBRAL and the social context in which it took place. Established by Law 5.379 on 15 th December 1967, the Movement only began its activities on 8 th September 1970, in the midst of a wave of “pedagogical enthusiasm”. Created during the Military Dictatorship, it suffered harsh criticism for promoting the government’s ideology. As we consider MOBRAL as the most significant mass literacy programme which has existed in this country, we set out to analyze the contributions which it made to Adult Education during the time of the Military Dictatorship in Brazil, bearing in mind the innumerable attempts already realized to eradicate illiteracy. As part of our research we carried ou a bibliographic study of authors who had either participated in or researched MOBRAL with a view to analyzing and understanding the real contributions of MOBRAL to Adult Education, whilst not ignoring the criticisms directed at the programme during its existence. |
| Palavras-chave: | Analfabetismo Educação de adultos Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14051 |
| Data do documento: | 28-Mar-2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PSL02052018.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
