Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14061
Tipo: TCC
Título: Representações sociais acerca da ludicidade por professores
Autor(es): Lacerda, Mikaela de Paula
Primeiro Orientador: Moura, Giovanna Barroca de
Resumo: O presente estudo apreendeu as representações sociais acerca da ludicidade entre professores da creche, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município paraibano de Coremas. A teoria das representações sociais serviu como aporte teórico e metodológico, tendo como referencial teórico Serge Moscovici e Denise Jodelet. A amostra desta pesquisa foi não-probabilística e de conveniência, formada por 64 professores docentes com idades de 18 e 54 anos, a maioria do sexo feminino (86%) e 26% possuem pós-graduação. Os integrantes da amostra responderam a um questionário sócio demográfico e à técnica de associação livre de palavras, cujo estímulos indutores foram “ludicidade”, “educação infantil”, e “no seu cotidiano como trabalha a ludicidade em sala de aula?”. Os dados provenientes da associação livre foram processados e analisados pelo software Tri-Deux-Mots, por meio da análise fatorial de correspondência. Os resultados obtidos evidenciaram que as representações sociais elaboradas pelos professores ancoraram a ludicidade como sinônimo: «ensinar, diversão, brinquedos, jogos e alegria», a educação infantil como sinônimo: << descobertas, alegria, socialização, conhecimento>>, e o estímulo no seu cotidiano como trabalha a ludicidade em sala de aula como sinônimo: <<carinho, abraço, dinâmica, lúdico>> Diante da riqueza de significados existentes acerca da ludicidade, essas representações resultam e refletem as experiências e características do grupo pesquisado. Vale ressaltar que a importância da ludicidade deve ser mais bem compreendida pelos professores, pois estes profissionais são os mediadores entre a criança e o brinquedo, brincadeira ou jogos, e que quando a ludicidade é usada pedagogicamente, ela tem um valor ainda maior na aprendizagem das crianças.
Abstract: The present study apprehended the social representations about the playfulness among teachers of nursery school, Early Childhood Education and Fundamental Education of the municipality of Paraíba de Coremas. The theory of social representations served as a theoretical and methodological contribution, having as theoretical reference Serge Moscovici and Denise Jodelet. The sample of this research was non-probabilistic and of convenience, formed by 64 teachers professors with ages of 18 and 54 years, most of them female (86%) and 26% have postgraduate studies. The members of the sample answered a socio-demographic questionnaire and the technique of free association of words, whose inductive stimuli were "playfulness," "early childhood education," and "in their daily lives how classroom workmanship works?". The data from the free association were processed and analyzed by the software Tri-Deux-Mots, through the factorial matching analysis. The results obtained evidenced that the social representations elaborated by the teachers anchored playfulness as synonymous: "teaching, fun, toys, games and joy", children's education as synonymous: << discoveries, joy, socialization, knowledge >>, and the stimulus In their everyday life as the classroom playfulness works as synonymous: << affection, embrace, dynamic, playful >> Faced with the richness of existing meanings about playfulness, these representations result and reflect the experiences and characteristics of the researched group. It is worth emphasizing that the importance of playfulness should be better understood by teachers, since these professionals are the mediators between the child and the toy, play or games, and that when playfulness is used pedagogically, it has an even greater value in learning the children.
Palavras-chave: Ludicidade
Representação social
Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14061
Data do documento: 13-Set-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPL13032019.pdf915,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons